Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Galeria do Leitor – Mônica Flávia

Galeria do Leitor – Mônica Flávia

veja o portfólio da leitora Mônica Flávia, vencedora do concurso "10 mil fotos no flickr"

14 anos atrás

Como anunciado na semana passada, nosso grupo no Flickr atingiu a marca de 10 mil fotos compartilhadas. Para comemorar esse fato, fizemos uma pequena promoção por lá cujo prêmio seria um livro “Adobe Photoshop Para Fotógrafos” da Editora Europa. Seria um sorteio simples, mas para justificar o ato era necessário colocar na resposta do tópico o que a fotografia significava para a pessoa. Depois de encerradas as inscrições, fizemos o sorteio e a contemplada foi a Mônica Flávia, que reside no distante estado de Sergipe. Além de levar o livro para casa, ela também tem o direito de publicar 5 fotos de sua autoria aqui no Meio Bit Fotografia. Como promessa é dívida, aqui estão as fotos que ela escolheu para esse texto.

Porém, antes de passarmos para as imagens, alguns amigos me apontaram que essa pode ser uma oportunidade para criar uma nova prática aqui no site, tendo como referência algo que é normal do ponto de vista do aprendizado da fotografia. Estou falando da análise de portfólio. Então, esse é o primeiro texto de uma série intitulada “Galeria do Leitor”. A coisa vai funcionar da seguinte maneira. O leitor que quiser participar vai enviar um total de cinco fotos via e-mail onde vai citar nome completo, local onde mora e falar um pouco de sua relação com a fotografia. As imagens serão analisadas por um grupo de fotógrafos e vamos dar conselhos para que as imagens melhorem ou vamos elogiar o trabalho. Simples assim. O plano é que seja analisado um portfólio por mês e, se der certo a iniciativa, podemos aumentar esse número. Quem quiser ser a próxima vítima (no bom sentido) é só enviar as imagens e o pequeno texto para o e-mail [email protected].

A Mônica Flávia é mais uma das participantes de grande talento do grupo do Meio Bit no Flickr. Como são mais de 800 membros não conheço o trabalho de todos. Mas, procuro analisar pelo menos umas quatro galerias por semana dos membros. Por conta do sorteio, essa semana passei pela galeria da Mônica e não me arrependi. Já adicionei aos contatos para acompanhar sua produção fotográfica. A primeira coisa que notamos é uma variedade incrível de temas e uma certa predileção pelo abstrato. Vejam abaixo as imagens selecionadas por ela para essa sessão.

OLHO

Chamada simplesmente de "O Olho", a imagem acima foi vencedora de um concurso do site Planeta Sustentável – O Futuro a Gente faz Agora. A foto chama a atenção para o desperdício de água e também faz alusão á estarmos de olho no que está acontecendo. É o tipo de foto que todo mundo acha simples de fazer, mas ninguém teve a idéia antes. A vinheta nas bordas ajudou a dar um ar romântico à imagem.

Outra imagem fantástica que mostra uma percepção muito bacana das possibilidades fotográficas que nos cercam. A foto se chama "Voyeur" e, segundo a autora, é mais um olhar para expressar várias coisas e sentimentos existentes no mundo que nos causam medo, resignação, surpresa, tabu, vergonha e isolamento. Ótima composição que possui um resultado impactante.

SONY DSC

A terceira imagem dessa série é documental. É o registro de uma criança que participa de uma procissão de penitentes na cidade de Nossa Senhora das Dores em Sergipe. Crianças e manifestações religiosas sempre rendem boas imagens. Gostei do oportunismo da fotógrafa em registrar esse momento. Eu teria carregado um pouco mais no contraste desse preto e branco, mas isso é uma preferência pessoal.

Cores fortes também fazem parte do portfólio da fotógrafa, mas não de uma maneira tradicional. Aqui temos uma bela silhueta capturada com a utilização da regra dos terços. A foto tem o título de "A Feirante" e retrata o trabalho árduo das pessoas nas feiras municipais do Brasil. Cabe aqui lembrar que a imagem foi finalista do concurso documental los trabajos y los dias e exposta no museu Antioquia em Medellin, foi selecionada também como a melhor da semana no site Photos e publicada na revista photos e magazine em dezembro de 2009.

SONY DSC

Por fim temos um retrato, simples e agradável. O corte da imagem vai de encontro ao que se vem fazendo atualmente em revistas e editoriais de moda. Muito bacana a expressão da modelo, mas teria ficado um pouco mais interessante se tivesse evitado a sombra proporcionada pelo estouro do flash. Mas, mesmo assim, um ótimo retrato.

Bem gente, é isso. Parabéns para a Mônica pelas ótimas fotos e por ter ganho o prêmio do concurso. E você que gostou dessa nova sessão e deseja participar, não perca tempo. É só enviar seu portfólio para a gente.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários