Emanuel Laguna 13 anos atrás
“Nunca antes na história deste país” tivemos algum outro meio de comunicação que pudesse realmente rivalizar com a “toda-poderosa” TV (agora digital), em termos de audiência.
Isso mesmo, ‘senhoras e senhores’: o governo parece ter feito bom uso da nova ferramenta.
Além do badalado Blog do Planalto, o excelentíssimo Governo Federal mantém uma biblioteca virtual, desenvolvida em software livre, que disponibiliza um enorme acervo de conteúdo cujos direitos autorais agora pertencem ao ‘País de Todos’.
Dentre as obras disponibilizadas com o nosso dinheiro gratuitamente no portal, estão diversas músicas eruditas, desde algumas orquestras tupiniquins do Luciano Gallet, em MP3; às mais famosas e populares de Wolfgangus Amadeus Mozart, em MIDI. Também há reproduções, em JPEG, de famosos desenhos e pinturas de astros como Leonardo DiCaprio da Vinci e Michelangelo.
O destaque da avenida vai para o abre-alas dedicado ao Machado de Assis, cujo website está online desde o centenário do famoso autor de Dom Casmurro: o mistério, em torno da suposta “traição” de Capitu, pode ser conferido tanto em versão PDF quanto em HTML mesmo.
Moleza maior que essa, só disponibilizando o ‘resumo’ de tais textos, não?
Pois bem, 2010 é ano da Copa e, coincidentemente, ano de eleições para o excelentíssimo Poder Executivo. O tio Laguna tem a ligeira impressão (errada, claro!) que todo novo governo eleito não aproveita bem as boas obras do governo anterior, então aproveitemos tão rico acervo enquanto pudermos.