Rodrigo Ghedin 13 anos atrás
A Nokia anunciou mais um celular e, com isso, mais uma linha deles: o Nokia C5. A fabricante finlandesa diz que esse dispositivo é “um smartphone no corpo de um feature phone”, o que parece fazer sentido, já que roda Symbian S60 3ª Edition, e o aparelho, do tipo candybar, parece bem “comum”.
“Mais uma linha!?”, pode pensar o leitor. Sim, mais uma linha. Com a chegada da série C, foi preciso explicar como todas as demais sem encaixam, de modo que uma não canibalize a outra. A própria Nokia explica os públicos de cada uma:
A princípio, o número que procede o “C” dos aparelhos determinará o nível de avanço e funções. Assim, quando sair, o Nokia C1 será o mais simples de todos; o C5, já anunciado, é o meio termo; e o vindouro C9, será o mais completo, possivelmente uma alternativa mais econômica, porém quase tão bom quanto, os modelos de entrada dos Nseries.
Como chamarizes para o novo C5, a Nokia colocou alguns recursos interessantes. Temos GPS com navegação gratuita, via Ovi Maps 3.0, e o Nokia Messaging, com suporte a bate-papo nas redes do Google Talk e Windows Live Messenger. É esperada, também, integração com o Facebook, que mostrará as atualizações dos contatos em algumas partes do sistema.
No parte que a gente chuta, aka hardware, o aparelho não decepciona. Vem com tela de 2,2”, câmera de 3,2 MP, slot para microSD, rádio FM e entrada para fones no padrão 3,5mm.
O lançamento está previsto para o segundo trimestre do ano, e o temido termo “mercados selecionados” foi mencionado. Na Europa, o preço inicial, sem subsídios, será de US$ 182,00. Resta saber se e quando o C5 chegar ao Brasil, o preço continuará atraente assim, ou se será um concorrente do (ainda hoje) overpriced N95…
Algumas imagens oficiais:
Fontes: Mashable, Nokia Conversations.