Meio Bit » Arquivo » Internet » Google mais próximo do HTML5

Google mais próximo do HTML5

14 anos atrás

Já sabíamos que o Google, pouco a pouco, abandonaria seu Gears para focar no HTML5. Ambos se tocam em muitos pontos, e entre ambos, a turma de Mountain View preferiu ficar com o padrão web. Recentemente, o assunto voltou à tona graças a um post publicado no blog oficial da empresa.

Nele, Ian Fette, do time que trabalha no Gears, escreveu que pouco a pouco as principais funções e APIs do Gears estão aparecendo no HTML5, mas que ainda faltam algumas vitais, motivo este que impede a desativação imediata do projeto no qual trabalha. Outro problema sério que os engenheiros do Google enfrentam é como proceder à migração de dados salvos localmente pelo Gears, para o HTML5, da maneira mais tranquila possível ao usuário.

Apesar desse cuidado em avançar, algumas atitudes já foram tomadas. O suporte ao Gears no Safari do Snow Leopard e posteriores foi removido. O Gears ainda funciona no Firefox (incluindo a versão 3.6 em breve) e Internet Explorer.

No geral, não serão mais investidos esforços no desenvolvimento de novidades para o Gears. Daqui para frente, será feita apenas a manutenção da coisa, até que a migração completa para o HTML5 seja possível. Apesar dessa mudança (não tão) repentina, é de se notar a importância do e o que o Gears proporcionou quando lançado. Sem ele, não teríamos Gmail, Google Calendar e Google Reader disponíveis offline, sem contar outras várias aplicações que, graças a ele, puderam ir além.

relacionados


Comentários