Meio Bit » Arquivo » Ciência » Vida na Lua? Por um tempo talvez isso tenha sido possível

Vida na Lua? Por um tempo talvez isso tenha sido possível

Uma pesquisa recente descobriu que é possível, embora improvável que a Lua tenha por um período no começo de sua existência mantido condições climáticas capazes de suportar vida orgânica, e talvez até mesmo gerá-la.

6 anos atrás

A frase que melhor descreve a Lua foi dita por Buzz Aldrin: Magnífica desolação. Um mundo todo de privado de vida, de clima. Sem ventos, chuvas, crepúsculos, apenas um infinito ciclo de dia e noite, interrompidos por eventuais meteoritos, igualmente desprovidos de vida, mas uma pesquisa concluiu que talvez não tenha sido sempre assim.

4.5 bilhões de anos atrás, provavelmente numa segunda-feira (eu tenho 15% de chance de estar certo) um objeto colidiu com uma jovem Terra. Um objeto bem grande, your mama grande. Se a vida havia surgido por aqui, foi totalmente exterminada. Por muito pouco o planeta não foi dispersado em um campo de asteróides, mas conseguiu se recompor. Mas nem todo. Uma parte se condensou em órbita do conjunto maior, essa parte formou a Lua.

As estimativas fósseis mais antigas colocam a vida na Terra como tendo surgido a 4.3 bilhões de anos atrás, logo após o surgimento dos oceanos, 4.41 bilhões de anos no passado. Nessa altura a Lua já estaria bem mais fria do que a Terra, sendo bem menor.

Embora a gravidade da Lua seja pequena demais para manter uma atmosfera significativa, havia emissão de gases e vapor o suficiente para que fosse desenvolvido um clima, com chuvas, temperatura amena e superfícies de água líquida. Basicamente as mesmas condições da Terra primordial.

Essa atmosfera seria 3 vezes mais densa que a de Marte, e teria ocorrido em duas fases: a primeira gerada logo após a colisão, e a segunda mantida por atividade vulcânica tão recente quando 3,5 bilhões de anos atrás.

O primeiro período pode ter durado uns 70 milhões de anos, o segundo pode ter sido até mais longo, e pode não parecer mas 70 milhões de anos é tempo pra caramba. Da origem da vida às primeiras cianobactérias, que metabolizaram oxigênio pela primeira vez foram apenas 10 milhões de anos.

A parte triste é que essa vida, se é que existiu, não durou. Estava condenada no momento em que surgiu, a Lua Habitável estava com os dias contados. Em um piscar de olhos do Calendário Cósmico, o ar se foi, a água exposta evaporou e e as formas de vida morreram, mostrando que mesmo a Evolução tem seus limites.

Ou talvez a vida lunar não tenha sido destruída. Pedaços de vários mundos são trocados quando meteoros atingem luas e planetas e lançam pedaços destes no espaço. É improvável mas possível que a Vida tenha se originado na Lua, e sido trazida para a Terra por um desses acidentes cósmicos.

Para Saber Mais:

Was There an Early Habitability Window for Earth’s Moon? - Dirk Schulze-Makuch e Ian A. Crawford

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários