Meio Bit » Arquivo » Internet » Gravadora Universal finalmente encerra processo surreal de 11 anos do Dancy Baby

Gravadora Universal finalmente encerra processo surreal de 11 anos do Dancy Baby

Depois de ONZE ANOS uma das ações judiciais mais bestas da História chega ao fim: a Universal entrou em acordo com Stephanie Lenz, uma mãe que cometeu o terrível crime de postar um vídeo do filho de 13 meses dançando com Prince tocando ao fundo.

6 anos atrás

babygif

A questão dos direitos autorais na internet sempre foi controversa. As empresas adoravam dar tiros no pé, quando a Paramount enviou notificações extrajudiciais exigindo que todos os sites de fãs de Star Trek removessem sons e imagens e só usassem mídia de um pacote pré-aprovado.

Desde a clássica briga do Metallica contra o Napster (pergunte a seus pais) o jogo de gato e rato não parou. O YouTube mesmo é paranóico, paranóico e insano pois se você botar quatro segundos de uma música eles mandam os ninjas atrás de você, mas há filmes inteiros online a anos sem ninguém tirar do ar.

A estratégia das gravadoras era suja: iam atrás de pessoas comuns com intenção de intimidar e forçar acordos. De US$ 5 mil em US$ 5 mil obtinham um bom lucro. Um desses casos envolveu o Universal Music Publishing Group, que processou Stephanie Lenz por violar os direitos autorais de uma música do Prince. O vídeo que causou o imbroglio todo foi este aqui:


Stephanie Lenz — "Let's Go Crazy" #1

A Universal usou o DMCA — Digital Millenium Copyright Act para tirar o vídeo do ar. A Electronic Frontier Foundation entrou na história e contestou judicialmente a atitude.

O questionamento era simples: o DMCA, criado para proteger copyright, poderia ser usado em um caso tão óbvio de fair use? Toda legislação de direitos autorais reconhece usos legítimos, como citações, trabalhos acadêmicos e uso pessoal. Não havia nenhuma intenção de auferir lucro com o vídeo.

A Universal comprou a briga alegando que não era função dela determinar o que era uso legítimo.

Agora, depois de onze anos de idas e vindas onde o processo bateu nas portas da Suprema Corte, as partes chegaram a um acordo. O caso em si rendeu muito mais do que isso, e não falo nem dos honorários dos advogados envolvidos.

A Universal reviu todo seu processo de identificação de violações de direitos autorais, afrouxando a perseguição a usos claramente legítimos. Óbvio que ainda há muita coisa errada, mas é um começo.

Fonte: EFF.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários