Meio Bit » Arquivo » Engenharia » OMFG, Elon Musk falou sério em integrar tecnologia da SpaceX no Tesla Roadster!

OMFG, Elon Musk falou sério em integrar tecnologia da SpaceX no Tesla Roadster!

Elon Musk não estava brincando. Ele tuitou e ninguém acreditou mas parece que é real mesmo, vão colocar foguetes com tecnologia da SpaceX no Tesla Roadster. POWEERRR!!!!

6 anos atrás

file-20180227-36674-a74733

Sejamos honestos e realistas: Elon Musk é um fanfarrão, a ponto de, só de zoeira pra irritar trolls de internet, ele vender um lança-chamas, e ganhar alguns milhões de dólares com isso. Mesmo assim a gente de vez em quando não acredita quando ele fala as coisas, e a última que ninguém botou fé foi que o novo Tesla Roadster terá um pacote opcional SpaceX.

Como assim, Bial? Certeza que é zoeira. Devem ser sensores, algo assim. Colocar foguetes em carros não é uma boa idéia, como descobriu aquele idiota vencedor do Prêmio Darwin.

Não, são foguetes mesmo.

screenshot-11_06_2018-15_26_24

Não vai ser um mini-Falcon 9 atuchado na traseira do Roadster, será algo mais legal ainda: ele vai instalar 10 foguetes de manobra, tipo os RCS — Reaction Control Systems da Apollo:

a19800081000cp01_lg

Por mais que a idéia seja atraente, a Tesla não vai usar hidrazina, seria ruim pra imagem deles o carro emitir jatos de gases tóxicos cada vez que fizesse uma curva. Em vez disso Musk detalhou que usarão COPVs — composite overwrapped pressure vessel, um tanque de material composto, capaz de armazenar ar em altíssima pressão e liberar esse ar muito rápido. Tipo este:

800px-altair_x248-a2_rocket_stage

Os foguetes darão aceleração extra, compensarão manobras, ajudarão a manter o carro no chão, e ainda servirão de freio de emergência.

Imagine a cena: você está em Nürburgring com seu Tesla, ultrapassa uma alemã louca numa van, entra no Carrossel além da velocidade máxima recomendada, e continua acelerando. O controle de tração e estabilidade faz o máximo para te manter na pista, mas a força centrífuga supera o atrito.

Os sensores detectam em uma fração de segundos que o Roadster vai perder aderência. O cérebro eletrônico do carro comanda os solenóides dos COPVs, que soltam poderosíssimos jatos de ar verticais erguendo levemente a lateral do carro e horizontais compensando a força centrífuga. Você acelera mais e mais até terminar a curva, miraculosamente inteiro.

tesla_roadster_2020_prototype

Os fabricantes de supercarros adoram inventar novidades dignas de ficção científica, como motores que se movem para alterar o centro de gravidade do carro, mas se Elon Musk realmente colocar jatos de manobra no Roadster, será uma inovação como não vemos tem muito tempo.

Musk diz que o Roadster vai superar todos os esportivos convencionais em todos os quesitos. É uma promessa ousada, mas vindo dele…

E sim eu sei que Elon falou que esses foguetes podem até fazer o carro voar mas dessa vez, dessa vez eu coloco na conta do exagero.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários