Meio Bit » Arquivo » Fotografia » PhotoSpring: mais um porta-retratos digital e porque não vai funcionar

PhotoSpring: mais um porta-retratos digital e porque não vai funcionar

Um produto que estava completamente fora de moda e longe dos radares dos consumidores está tentando voltar: o porta-retrato digital. O PhotoSpring parece ser excelente, infelizmente não vai dar certo. Clique e descubra o motivo.

6 anos atrás

Não me entendam mal. O Photospring não é um produto ruim. É um porta-retratos digital com tela IPS HD de 1280x800 pixels, 10 polegadas de display, bateria de 4 horas de autonomia e no modelo mais simples, 16 GB de armazenamento. Toca vídeos, mostra fotos e GIFs animados, tem software de álbum e tela de toque, além de alto-falantes estéreo. Tudo isso por US$ 149,00. Só que não vai vender.

O conceito nem é novo, por um tempo porta-retrato digital chegou a ser uma febre. Eu mesmo tenho um com um cartão CF de 1 GB repleto de fotos da Luciana Vendramini. Está abandonado no fundo de alguma gaveta.

Existe uma regra fundamental que toda tecnologia deve seguir para ser bem-sucedida: facilitar a vida das pessoas. Se algo complica o que antes era simples, fracassa. Se o consumidor não perceber as funcionalidades novas como vantagem suficiente para compensar a curva de aprendizado, já era. E poucas coisas tem uma curva de aprendizado tão simples quanto um porta-retratos. Você enfia a foto atrás do vidro, acabou.

Já o porta-retrato digital (do antigo) exige que você compre cartão de memória, tenha leitor pro tal cartão, recorte suas fotos na proporção correta de exibição, aí você tem que achar uma posição na mesa que dê pro fio do carregador chegar…

Com esse Photospring você ainda tem que se lembrar de recolocar na base, ou a bateria já era.

Tudo isso para ficar passando fotos em slideshow, sendo que nossa mente não funciona assim. Tendemos a escolher poucas fotos de pessoas e momentos realmente importantes, e deixamos que a (nossa) memória cuide do resto. Sem contar a desgraça que um negócio desses mudando de foto toda hora faz à sua visão periférica.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários