Meio Bit » Arquivo » Mobile » Nokia/Ovi Mapas agora é gratuito

Nokia/Ovi Mapas agora é gratuito

14 anos atrás

Acordei com uma grata surpresa na caixa de entrada: a Nokia acaba de tornar o Nokia/Ovi Mapas 3.0, seu programa oficial de navegação GPS, gratuito. Até então, a licença era paga, e muito bem, diga-se de passagem: só a orientação por voz saía por R$ 145,00/ano. Agora é tudo na faixa, “di grátis”.

O serviço oferece navegação ponto a ponto guiada por voz, informações exclusivas para navegação veicular e para pedestres, e abrange 74 países e 46 idiomas, além de mapas de 180 países. Enfim, é um senhor programa de navegação via GPS. Com o Map Loader, é possível carregar mapas no celular e ter navegação offline, independente de conexão à Internet.

nokia-mapas-30-gratuito

A única parte ruim é que não são todos os aparelhos que entram nessa mamata. Por ora, apenas os modelos 6710 Navigator, 5800 Comes With Music e, nas próximas semanas, N97, terão o Ovi Mapas 3.0 de graça. Até abril, mais quatro modelos serão adicionados ao rol, e a Nokia promete outros para “breve”. A ideia é que todos os aparelhos com GPS embarcado saiam de fábrica com o Nokia/Ovi Mapas 3.0 gratuito instalado a partir de agora. Os demais? Continuam valendo as ofertas pagas, infelizmente.

A ideia de tornar o GPS gratuito/popular é antiga, mas só agora a Nokia colocou  as manguinhas de fora e deu início ao plano. Segundo o press release, o objetivo é tornar o acesso à tecnologia tão comum quanto o SMS e câmeras fotográficas embutidas. Com a concorrência (leia-se Android) oferecendo o mesmo, também gratuitamente, era um passo já esperado, e que deve tornar-se padrão na indústria daqui para frente. Mais uma benesse da concorrência. Agradeça a ela.

relacionados


Comentários