Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook ganha seu próprio 'retweet'

Facebook ganha seu próprio 'retweet'

14 anos atrás

Já há quem diga que está ocorrendo um processo de “twitterificação” no Facebook. As recentes guinadas na essência do projeto, de rede social para microblog/lifestreaming em tempo real, apontam para esse caminho, e parece que a cada novidade surgida na rede, das polêmicas mudanças nas opções de privacidade, até essa de agora, essa impressão só se fortalece mais.

Para quem está fora do Twitter, cabe uma explicação antes sobre o retweet. Ele nada mais é do que a retransmissão de um tweet enviado por outra pessoa aos seus seguidores.

magica-do-retweet-20100118

Pois bem, agora o Facebook também possui seu retweet, ou algo que lembra bastante a fórmula utilizada pelo Twitter. Ao invés de ser utilizado a sigla “rt”, no Facebook é utiliza o “via”, e, pelo menos por enquanto, o recurso é bem restrito, só valendo para conteúdo compartilhado pelos seus contatos.

via-retweet-facebook-20100118

Na sua página, a atualização fica assim:

retweet-no-perfil-facebook-20100118

Em comparação com os “dois retweet” do Twitter, o da comunidade e o oficial, o do Facebook se sobressai, pois concilia o melhor dos dois modelos previamente conhecidos: a manutenção da mensagem original (novo retweet), e a possibilidade de acrescentar comentários pessoais à mensagem (antigo retweet).

Aparentemente, a novidade já está disponível para todos usuários. Muitos apostam que esse é a penas o primeiro passo da implantação do “via”. Uma coisa é certa: trata-se de mais um recurso que fortalece a faceta microblog/atualizações em tempo real do Facebook, não por acaso a atual obsessão dos donos da maior rede social do mundo.

Fonte: All Facebook.

relacionados


Comentários