Meio Bit » Arquivo » Internet » No More Mr Nice Google

No More Mr Nice Google

14 anos atrás

O Mercado Chinês sempre teve suas peculiaridades. Que o digam os ingleses e portugueses, Marco Polo e outros. Com o fim da Revolução Cultural e a invenção chinesa do Socialismo de Mercado, fruto da filosofia marketista-leninista o país deixou de ser uma curiosidade isolada, como a Albânia e se tornou um player no cenário mundial.

Isso gerou um país com poder de barganha muito grande mas ilusões imperialistas que só uma ditadura comunista pode almejar. Daí termos extremo controle da Internet lado-a-lado com fábricas produzindo as mais banais porcarias chinesas questionáveis, para o Ocidente.

O efeito final é que o Governo Chinês acha que seu alcance é mundial, que podem mandar no resto do mundo. Em alguns casos, conseguem. A Microsoft escuta muita besteira calada, e o Google, se não chegou ao moralmente insustentável papel de colaboracionista como o Yahoo, ao entregar informações que possibilitaram a prisão de um escritor de oposição, aceitou censurar informações sobre o Dalai Lama, o Massacra na Praça Tianamen e tantos outros casos desconfortáveis para o Governo Sino-comunista.

tiananmen

Era um preço alto a pagar, ia perigosamente contra o “não praticar o mal”, mas o racional era que para o povo chinês um Google Capenga era melhor do que Google Nenhum.

O acordo estava indo bem, até que a arrogância chinesa falou mais alto. Insatisfeitos em apenas controlar sua população localmente, as Agências de Inteligência Chinesas tentaram minar a oposição política atacando suas contas do gMail.

O Google detectou um ataque coordenado vindo da China, atingindo dezenas de empresas de ponta, além deles mesmos. Os ataques envolveram tentativas de phishing e implantação de malware em companhias de mídia, indústria química, financeira, etc.

O alvo final eram militantes chineses de direitos humanos, nos EUA, na própria China e na Europa. Alguma informação foi roubada, mas o Google não gostou NADA disso. Estão considerando o ataque como pessoal, atingindo a corporação em seu bem mais valioso, a confiança dos usuários.

Por isso emitiram um comunicado que entrará para a História: Pela primeira vez uma corporação se levanta contra uma Nação-Estado, e Fazendo A Coisa Certa. O Google foi categórico: Não só não aceita o ataque como considera que eles pioraram a situação de censura na China. Por isso em resposta irão desativar imediatamente todos os filtros acordados com o Governo de Beijing.

Isso mesmo: Em resposta ao ataque Chinês, toda a censura foi removida. Agora o Governo tem a opção de aceitar ou então se for o caso, Mountain View encerrará todas as atividades do Google.cn.

Será ruim para o povo chinês? Sim, mas algumas vezes é preciso aceitar que alguém ficará incomodado, se o objetivo for manter nossa integridade. E se você está espantado ao ver uma Grande Corporação agindo assim, entendeu porque disse que foi um momento histórico.

relacionados


Comentários