Meio Bit » Arquivo » Hardware » Apple está outra vez criando caso com reparos em iPhones feitos por terceiros

Apple está outra vez criando caso com reparos em iPhones feitos por terceiros

iOS 11 está fazendo com que iPhones 8, 8 Plus e X cujos displays foram substituídos por terceiros apresentem problemas, mesmo sendo peças oficiais; Apple é suspeita de deliberadamente impedir que aparelhos que não passaram por sua mão funcionem corretamente.

6 anos atrás

A Apple se enfiou em mais um rolo por não gostar que os usuários consertem seus iGadgets como bem entenderem. As versões mais novas do iOS começaram a fazer com que iPhones que tiveram suas telas substituídas por modelos não-oficiais deixassem de funcionar, mas agora foi detectado que mesmo modelos originais, porém não substituídos pela assistência autorizada estão apresentando problemas.

Quando o iOS 11.3 foi lançado, diversos usuários que apelaram para telas alternativas do iPhone para substituir as originais danificadas começaram a reclamar que as mesmas pararam de funcionar, mas outros que também não levaram seus dispositivos para lojas autorizadas da maçã mas utilizaram peças originais, não de qualidade inferior começaram a alegar que o ajuste de brilho automático do display foi desativado. Ao que tudo indica, aparelhos como o iPhone 8, 8 Plus e X são agora capazes de detectar intervenções e tomam medidas quando algo parece errado.

A suspeita é que a Apple relaciona cada componente com a placa lógica de cada dispositivo iOS e não é uma ocorrência nova: no passado ela foi inclusive processada por desativar iPhones cujo botão Home com Touch ID foi substituído por terceiros, sejam assistências não autorizadas ou o próprio usuário. Quando o iOS 11 foi lançado em 2017, algumas unidades do iPhone 6s que tiveram suas telas substituídas por modelos não-oficiais também foram desativados. Em geral, os três modelos mais recentes rodando as versões 11.1, 11.2 e 11.3 do iOS estão sofrendo com esse "inconveniente".

Nas duas ocasiões, a Apple liberou atualizações de sistema que eliminou os problemas e é bem provável que ela o faça de novo, mas é fato que Cupertino não gosta nada de que o usuário possa escolher como consertar seu iPhone. A companhia comprou uma briga gigantesca nos EUA contra a chamada "Lei do Reparo", que vários estados estão discutindo para livrar os consumidores das assistências oficiais e evitarem assim gastos desnecessários, e ao mesmo tempo a União Europeia prepara uma legislação semelhante que está tirando do sério não só a Apple, mas também a Samsung e demais fabricantes de smartphones, já que além das questões referentes aos reparos ela prevê que os aparelhos sejam mais duráveis e longevos, de modo a contornar a obsolescência programada via canetada.

De qualquer forma, até o momento a Apple não se pronunciou a respeito e caso seja de fato uma ação deliberada, é bem provável que ela volte atrás para não receber processinhos indesejados. E como a FTC decidiu que abrir eletrônicos não viola a garantia, a Apple não tem muito mais espaço para manobra.

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários