Ronaldo Gogoni 5 anos atrás
O Steam acaba de passar por uma grande mudança que diz respeito a como os dados do serviço são coletados e usados por terceiros, que acabaram por inviabilizar uma ferramenta bastante útil: o Steam Spy, plataforma criada em 2015 que media a popularidade dos games oferecidos pela Valve, analisando desde vendas a usuários ativos.
Até ontem (10) as bibliotecas dos usuários do Steam eram públicas, qualquer um podia ver quais games todos possuem e o que estão jogando no momento, e dessa forma o Steam Spy utilizava um algoritmo capaz de contabilizar quantas cópias cada jogo vendeu, quem está jogando o quê num determinado momento (foi assim por exemplo que foi possível identificar o sumiço dos jogadores de No Man's Sky apenas seis semanas após seu lançamento) e outras informações interessantes.
Porém, a Valve alterou as políticas de privacidade do Steam e mudou a forma como a plataforma lida com os dados dos usuários. Para começar o jogador poderá definir nas configurações quem poderá ver seus jogos, se todo mundo ou apenas amigos e decidir se oculta ou não a quantidade de horas consumidas nos títulos. no entanto, o que a Valve não disse é que bibliotecas dos usuários agora são ocultas por padrão.
Valve just made a change to their privacy settings, making games owned by Steam users hidden by default.
Steam Spy relied on this information being visible by default and won't be able to operate anymore.https://t.co/0ejZgRQ6Kd
— Steam Spy (@Steam_Spy) 11 de abril de 2018
Dessa forma, como explicado pelo Steam Spy a ferramenta não é mais confiável. Os dados que ela retornará, mesmo que boa parte dos usuários opte por tornarem suas bibliotecas públicas não refletirá a realidade de quão populares os games do Steam são, nem quanto tempo os jogadores consomem jogando. Assim, a plataforma informa que está interrompendo suas atividades e a menos que a Valve mude de ideia e decida oferecer o acesso em outros termos, ela não deverá voltar a funcionar.
A Valve diz que a mudança se deu para permitir que os usuários "sejam sociáveis à sua maneira", mas sendo pragmático é uma forma da plataforma controlar ela mesma a grande quantidade de dados que possui a respeito de sua base instalada e games disponíveis, podendo talvez oferecer uma API de acesso a parceiros (mais ou menos como o Twitter deseja proceder); ao mesmo tempo, é quase certo que a companhia de Gabe Newell tomou tal decisão por não estar interessada em se envolver em um escândalo como o Facebook.