Dori Prata 5 anos atrás
Dar nota para uma obra de entretenimento em uma análise pode ser algo bastante injusto, mas é inegável o poder que tais números possuem junto ao consumidor e por isso agregadores como o Metacritic costumam ser tão utilizados. Eu mesmo admito que vez ou outra me deixo influenciar pelas médias presentes neste site, nem que seja para apenas postergar a aquisição de um jogo ou optar por pegá-lo nesta ou naquela plataforma.
Sendo assim, o ranking publicado anualmente por eles costuma nos dar um bom parâmetro de como foi o desempenho das editoras no ano anterior e se tem uma que ganhou motivo para comemorar, foi a Bethesda. Após o levantamento feito pelo pessoal do Metacritic, eles constataram que a companhia sediada em Maryland foi aquela com o melhor resultado em 2017, algo bastante importante se considerarmos a dura concorrência.
Com uma pontuação de 79,9 que leva em consideração 12 títulos lançados por eles, a editora conseguiu desbancar gigantes como a Nintendo, a SEGA, a Activision Blizzard e a Ubisoft. Entre os jogos que a ajudou a alcançar o topo temos por exemplo o Wolfenstein II: The New Colossus e o The Evil Within 2, sendo que o primeiro obteve uma média 88 na sua versão para o Xbox One, enquanto o segundo registrou 84 no mesmo console.
Tendo aumentado sua pontuação geral em seis pontos desde 2016, isso permitiu que a Bethesda deixasse de ter uma colocação mediana na lista e o que é mais impressionante, a constatação de que 91% dos seus lançamentos tiveram uma pontuação positiva, o melhor resultado entre todas as empresas.
Abaixo você confere a lista com as 10 primeiras colocadas:
Contudo, é importante dizer o ranking não foi feito usando apenas a média das notas recebidas pelos jogos, mas sim em cima de uma pontuação que leva em consideração outros três fatores, como por exemplo a porcentagem de produtos com avaliações ‘Boas’ (com Metascore acima de 75).
Outro ponto a ser comentado é que aquela lista diz respeito apenas as editoras consideradas maiores. Quando se trata daquelas de médio-porte, a primeira colocação ficou com a Nicalis, com uma pontuação 79,8 e é nesta categoria que entra por exemplo a EA, a Warner Bros. Interactive e a Microsoft Game Studios. Se você achou estranho, isso se deve a quantidade de títulos lançados por elas no ano passado.
Confira as 10 primeiras.