Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Google Clips, a câmera inteligente que registra momentos sozinha entra em pré-venda

Google Clips, a câmera inteligente que registra momentos sozinha entra em pré-venda

A Google Clips, a câmera inteligente que captura fotos e vídeos sozinha entrou em pré-venda, e se você estiver nos Estados Unidos poderá levar uma para casa por US$ 249.

6 anos atrás

Em outubro o Google apresentou uma série de novos produtos, e entre eles estava uma mini-câmera com recursos de inteligência artificial: a Google Clips, um produto pequeno e compacto desenvolvido para gravar o cotidiano dos usuários sozinha, identificando quando coisas importantes estão acontecendo e que merecem serem guardadas para a posteridade.

O hardware é simples, mas suficiente para uso a que se destina: ela conta com um sensor de 12 megapixels, abertura f/2,4 e um ângulo de visão de 130 graus, bateria de capacidade não revelada que segundo o Google conta com autonomia de três horas, 16 GB de espaço de armazenamento não expansível, conexão via Wi-Fi, Wi-Fi Direct e BLE e uma porta USB Type-C. Ela é compatível com Android 7.0 e iPhones do 6 em diante e captura fotos e vídeos em .gif e .mp4 (em até 15 fps), além de fotos em .JPEG e sequências animadas. Por não ser dotada de microfone, os vídeos capturados pela Google Clips não possuem áudio.

O Google explica que o a Clips deve ser utilizada como uma câmera estática, sendo posicionada em um ponto da casa e deixada conectada o tempo todo, de modo que ela prescrutará o ambiente e iniciará a captura de fotos e vídeos assim que detectar algo importante acontecendo. Para isso o algoritmo foi treinado com a ajuda de fotógrafos profissionais para que o acessório entenda o que acontece ao seu redor, e um sistema de reconhecimento facial identifica pessoas que a conta do Google já reconhece como contatos e/ou amigos em fotos/redes sociais; e claro, com o tempo o algoritmo alimentado pelas câmeras conectadas as fará se tornarem muito melhores em suas atividades.

Made by Google — Google Clips | A new way to capture and save moments

As fotos e vídeos capturados são automaticamente armazenados na conta do Google Photos do usuário, e segundo a gigante não há problemas de segurança e privacidade visto que o acessório não se comunicará com serviços e servidores de terceiros, apenas com as soluções da própria companhia (uma vez armazenados, se quando o Google decidir fornecer tais dados para parceiros comerciais é outra história). A companhia posiciona a Clips como um produto indicado para quem deseja “capturar momentos importante enquanto você faz parte deles”, não precisando operar a câmera e se omitir da ação.

Com um preço sugerido de US$ 249 (mais despesas de envio), a Google Clips entrou agora em pré-venda nos Estados Unidos e há inclusive uma fila de espera para adquirir o produto, que mesmo sendo um pouco mais caro do que o esperado para câmeras do tipo está atraindo consumidores muito provavelmente pelos adicionais providos pela inteligência artificial. Por enquanto não há perspectiva de quando ou se o acessório será lançado no Brasil, e se levarmos em conta a ausência da linha Pixel é bem provável que ele de fato não dê as caras por aqui.

Fonte: PetaPixel.

relacionados


Comentários