Rodrigo Ghedin 13 anos atrás
Ainda falta pouco mais de um mês para dizermos adeus a 2009, mas a Microsoft já liberou o top 10 do Bing, sua “máquina de decisões”, aka buscador. Curioso que, além de liberar tais informações desconsiderando dezembro, não se sabe se foram incluídos no balanço o período anterior ao lançamento do Bing, ocorrido em junho. Antes disso, o serviço respondia pelo nome de Live Search.
O termo mais buscado lá, em 2009 (ou parte de), foi Michael Jackson, ícone pop que faleceu no dia 25 de junho. Ele, aliás, não foi o único falecido a figurar no ranking; Patrick Swayze (#6) e Farrah Fawcett (#5) também constam na lista.
O único serviço/empresa que aparece no ranking é o Twitter (#2), mais uma prova de que 2009 foi o ano dele. A gripe suína, que causou pânico, atrasou o calendário de escolas e faculdades, e infelizmente ocasionou muitas mortes, foi o #3 termo mais buscado no Bing.
Nas demais posições, tivemos:
Quase que simultaneamente à estatística do Bing, o Global Language Monitor, que monitora tendências do idioma inglês, publicou o relatório de 2009. A palavra campeã foi Twitter, seguida de Obama (#2), H1N1 (#3), Stimulus (#4) e Vampire (#5). Michael Jackson também aparece nesse ranking: a frase mais propagada do ano foi sua alcunha mais famosa, “King of pop” (Rei do pop).
Duas coisas se destacam disso tudo: 1) a comoção que a morte de Michael Jackson causou; e 2) o avanço das mídias sociais ao mainstream. Afinal, além de Twitter ter sido a palavra mais escrita do ano na Internet, “unfriend” foi escolhida a palavra do ano pelo Dicionário Oxford.