Meio Bit » Arquivo » Hardware » Snapdragon 845 lançado no Havaí: imersão, AI, conectividade, segurança e desempenho

Snapdragon 845 lançado no Havaí: imersão, AI, conectividade, segurança e desempenho

A Qualcomm apresentou no Havaí o Snapdragon 845, que oferece até 30% mais desempenho com menos consumo de bateria, e é otimizado para oferecer experiências em VR e AR, com inteligência artificial no próprio aparelho, conectividade ultra rápida e uma unidade de processamento dedicada para aumentar a segurança.

6 anos atrás

snapdragon_845

A Qualcomm apresentou nesta quarta-feira os detalhes do Snapdragon 845, seu novo processador topo de linha, que vai equipar os melhores smartphones Android em 2018. Nós fomos convidados pela Qualcomm para conhecer em primeira mão o novo Snapdragon 845 no evento de lançamento na paradisíaca ilha de Maui, no Havaí.

O Snapdragon 845 conta com oito núcleos Kryo 385, e a GPU Adreno 630, otimizada especialmente para realidade virtual e realidade aumentada. O novo processador Snapdragon 845 tem como pontos chave imersão, inteligência artificial, segurança, conectividade e desempenho.

snapdragon_845_2

Apesar de ser fabricado no processo de 10 nanômetros assim como seu antecessor, o Snapdragon 845 é uma grande evolução, com desempenho de tirar o fôlego, oferecendo performance até 30% melhor, com consumo de bateria até 30% menor. A plataforma é toda otimizada para oferecer o maior desempenho com menor consumo de energia, seja na captura de vídeos ou em jogos de realidade virtual. Com a tecnologia Quick Charge 4+, os aparelhos equipados com o Snapdragon 845 poderão ter 50% de carga em apenas 15 minutos.

A plataforma Snapdragon 845 conta com processador de imagem Spectra 280 e a GPU Adreno 630 para capturar e exibir imagens em Ultra HD Premium com até 64× mais informações de cores, que podem ser assistidas em aparelhos compatíveis, como TVs 4K. O Snapdragon 845 aumenta a profundidade de cores de 8 bits para 10 bits em relação ao modelo anterior.

A câmera também conta com mapeamento em 3D para desbloquear o aparelho ou autenticar pagamentos. Além de capturar imagens em câmera lenta com resolução 720p a 480 fps, a nova plataforma permite que você selecionar uma parte da cena para capturar em vídeo e compor isto com o resto da imagem estática, oferecendo novas possibilidades ao usuário. A estabilização de imagens também pode ser acelerada por hardware.

O subsistema de processamento visual Adreno 630 (com GPU, VPU e DPU) oferece uma melhoria de 30% na renderização de vídeos e gráficos em comparação com a geração anterior. Ele também é otimizado para XR (termo guarda-chuva que junta AR, VR e Merged Reality), e conta com 6 graus de liberdade (6DoF) e localização e mapeamento simultâneos (SLAM) para mapear um ambiente em tempo real, reconhecendo paredes, móveis e objetos nos ambientes. O Snapdragon 845 também conta com a “Adreno foveation”, para melhorar a qualidade de imagens em XR, enquanto reduz o consumo de bateria, aumentando o nível de detalhes no centro da tela onde está o foco de atenção do usuário, enquanto reduzindo a prioridade no processamento de tudo que está na visão periférica.

O Snapdragon 845 conta com a DSP Hexagon 685, a terceira geração de plataforma mobile da Qualcomm, introduzida no Snapdragon 820. Segundo a empresa, ele oferece melhoria de 3× em AI em relação ao Snapdragon 835. O objetivo é oferecer experiências em tempo real no aparelho, sem a necessidade de esperar o tempo e enviar e receber dados da nuvem, assim você não precisa ter que estar conectado o tempo todo para aproveitar os recursos de AI.

Ele também conta com assistentes de voz que aprende a reconhecer e a sua voz para prestar atenção aos seus comandos o tempo todo, ignorando outras pessoas no ambiente, com processamento de voz ultra baixo feito com o codec de áudio Aqstic, o que garante que a duração da bateria vá durar o dia todo. Ainda falando de AI, o SDK do Neural Processing Engine (NPE) do Snapdragon agora tem suporte ao TensorFlow Lite e ao Open Neural Network Exchange (ONNX), além do TensorFlow e Caffe/Caffe 2 (Facebook) e a API Android NN.

O modem X20 LTE oferece velocidades até 20% mais rápidas em relação ao modem X16 LTE, com picos de até 1,2 Gb/s, e também oferece melhorias na conectividade Wi-Fi, com velocidades de até 4,6 Gb/s, acelerando a conexão nas redes, ou seja, uma experiência de uma conexão de fibra, mas sem fios. O X20 LTE também tem suporte a License Assisted Access (LAA), dual SIM-Dual VoLTE e 4×4 MIMO, além de ser capaz de acessar bandas de frequência licenciadas e não-licenciadas, preparando o para a conectividade 5G nos próximos anos.

A plataforma Snapdragon 845 também conta com Bluetooth 5.0, que permite que você transmita áudio diretamente para outros aparelhos ou caixas de som, e ao usar headsets sem fio, aumente a duração da bateria em até 50%, enviando o som diretamente para cada fone.

O Snapdragon 845 conta com a Qualcomm Secure Processing Unit (SPU), uma unidade de hardware isolada voltada exclusivamente para garantir a segurança dos seus dados biométricos, garantindo a privacidade do seu conteúdo. A ideia é oferecer diferentes tipos de segurança, dependendo da transação que você está fazendo. O primeiro nível é a CPU, o segundo, a QTEE (TrustZone), e o terceiro é a Secure Processing Unit, chamada pela Qualcomm de “cofre seguro”.

Conversei com Cristiano Amon da Qualcomm, que me garantiu que a Samsung não terá a exclusividade no lançamento do Snapdragon 845, e eu sinceramente mal posso esperar para testar um smartphone equipado com o novo processador. Até o fim do evento, iremos testar pessoalmente o novo processador e assistir várias demonstrações, aguarde um novo post e vídeo no canal do MB.

Saiba mais sobre o Snapdragon 845 na Qualcomm.

Confira também as especificações completas da nova plataforma.

Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação do Snapdragon 845.

Confira no vídeo abaixo os detalhes do processador Snapdragon 845.

relacionados


Comentários