Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Mais um fotógrafo acusado por modelos de má conduta sexual

Mais um fotógrafo acusado por modelos de má conduta sexual

Fotógrafo de moda do Canadá é acusado por 5 modelos de assédio sexual. Mais um capítulo em uma história antiga e que parece não ter fim.

6 anos atrás

anthony-turano

Depois que o fotógrafo  Terry Richardson foi afastado de grandes publicações de moda por conta de várias acusações de assédio sexual nos últimos anos, agora mais um fotógrafo entrou nesse mundo obscuro. O fotógrafo  Anthony Turano, de Montreal, foi acusado por diversas modelos de possuir uma má conduta com elas e de recusar a fazer alguns trabalhos publicitários se não houvesse um retorno sexual das modelos.

Segundo o Le Journal de Montréal pelo menos 5 mulheres acusaram o fotógrafo de má conduta sexual e uma delas apresentou uma queixa formal às autoridades. Segundo o jornal, baseado nas entrevistas com as modelos, todas elas foram convidadas “implícita e insistentemente” a trocarem fotos por sexo. Mesmo com o dia das fotos já marcado e com tudo pago, o fotógrafo se recusava a fotografar às modelos que não aceitassem suas investidas.

A modelo Marianne Trudel, que apresentou a queixa à polícia no mês passado, conta que contratou Turano para fotos de portfólio. Alguns dias antes da sessão, Trudel supostamente recebeu mensagens de Turano dizendo que havia um problema — ele estava atraído por ela. Como prova da acusação a modelo apresentou screenshots da conversa que teve online com o fotógrafo.

acusacao-contra-fotografo

Outra modelo afirma que fez uma viagem para fotografar junto ao fotógrafo nos Estados Unidos e só ao chegar no hotel foi informada que eles estavam hospedados no mesmo quarto e com uma única cama. Em pelo menos 3 outras ocasiões desde 2006 o fotógrafo foi acusado de comportamento impróprio para com modelos. E como uma pessoa como essa ainda está trabalhando com mulheres?

Vou ser sincero com vocês. Assédios são coisas muito comuns entre fotógrafos e modelos. Eles se sentem em uma situação confortável. Geralmente estão trabalhando com modelos que estão começando agora, são jovens (algumas começam com 16 anos) e não vão denunciar o fotógrafo com medo de se queimarem na indústria. A maior parte dos fotógrafos que conheço possuem uma conduta irrepreensível, mas uma pequena parte acaba por desmoralizar toda uma categoria. Já vi fotógrafo assediando descaradamente a modelo e isso é imperdoável (nunca mais trabalhei com essa pessoa).

Turano é um fotógrafo bem conhecido no Canadá. Fez trabalhos para GQ, Sports Illustrated e Vogue. Porém, mesmo negando as acusações, depois da publicação da reportagem ele apagou suas contas nas redes sociais (ele tinha 91 mil seguidores no Instagram) e postou uma mensagem em seu site dizendo que estava se aposentando da área de fotografia de moda por conta de problemas de saúde e pelo desejo de ficar mais com sua família. Muito estranho.

anthony-turano-site

Construir uma carreira como fotógrafo de mulheres é muito difícil. Por conta destes animais que se dizem fotógrafos é complicado construir uma relação de confiança. Entretanto, acredito que atualmente a mentalidade das mulheres que trabalham nesse mercado está mudando: assédio é uma coisa que não pode ser tolerada.

relacionados


Comentários