Gilson Lorenti 5 anos e meio atrás
A Nikon é o clássico exemplo de empresa que possui um produto muito bom, mas um gerenciamento não muito eficiente. Começa com equipamentos que saíram com defeito da fábrica e a empresa fez vista grossa em relação às reclamações. O problema não é o fato do equipamento ter um problema no projeto e sim a empresa negar que o problema existe e não ajudar aos consumidores afetados. Depois a empresa anunciou um prejuízo em seu último ano fiscal que levou a uma reestruturação global de seus negócios. Semana passada a empresa fechou sua fábrica de câmeras fotográficas na China. E agora, como parte dessas reestruturações, mais uma notícia nos chega ao conhecimento.
A Nikon do Brasil anunciou hoje (06/11) que as atividades de sua loja oficial (Nikon Store) serão encerradas no dia 31 de dezembro. O comunicado abaixo foi publicado hoje na página da Nikon Brasil.
"A Nikon Corporation está otimizando as estruturas de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D), Vendas e Fabricação em uma reestruturação em escala global.
Como parte deste processo, a Nikon do Brasil Ltda. - a partir de 31 de dezembro de 2017[1] encerrará a venda de câmeras, lentes e acessórios fotográficos para o mercado brasileiro, atualmente comercializados exclusivamente por meio de seu e-commerce, a Nikon Store[2] . Os demais segmentos de negócios da empresa, incluindo atendimento ao consumidor e assistência técnica, continuarão operando normalmente no Brasil.
Produtos em garantia, incluindo aqueles comercializados pelo e-commerce da Nikon do Brasil até o dia 31 de dezembro de 2017, continuarão com os períodos de garantia honrados. Para produtos fora da garantia, sempre que possível, a assistência técnica será fornecida com base nos custos aprovados pelos proprietários.
São Paulo, 06 de novembro de 2017.
Auster Nascimento
Presidente – Nikon do Brasil
[1] Vendas serão encerradas 31 de dezembro de 2017, 23h59min horário de Brasília.
[2] Para acessar o site da Nikon Store visite: www.nikon.com.br"
Mais uma vez, os produtos Nikon são maravilhosos e, hoje, possuem as melhores câmeras do mercado, mas o gerenciamento da empresa parece estar perdido. Muito parecido com fotógrafos que fazem fotos maravilhosas, mas não sabem gerenciar seus trabalhos e acabam vendendo muito pouco. Resta aos usuários aguardar o que acontecerá no próximo ano fiscal e se todos esses cortes surtirão efeito na saúde financeira da empresa.