Rodrigo Ghedin 14 anos atrás
O Android, mesmo com um visual feio/estranho, vem ganhando espaço na briga dos sistemas operacionais móveis. Em meio a Windows Mobile, iPhone OS e Symbian, o sistema apoiado pelo Google se sobressai justamente pela integração com a suíte de serviços da empresa de Mountain View, e a abertura para desenvolvedores.
A próxima versão do sistema, o Android 2.0 (codinome Eclair), está na boca do forno. O primeiro dispositivo que sairá de fábrica com a nova versão será o Motorola Droid, cuja operadora exclusiva nos EUA, a Verizon, promete lançá-lo vai anunciar oficialmente hoje. A expectativa é muito grande, em boa parte por conta do novíssimo Android. O que você lerá a seguir justifica todo esse frisson.
O Google é mestre em fazer suspense, mas também sabe o momento certo de divulgar informações oficiais. Alguns rumores e imagens vazadas já estavam rolando por aí, mas agora temos a confirmação de muitos deles, e outros detalhes que ninguém esperava.
Ontem, junto com o SDK, foram divulgados novos recursos e APIs do Android 2.0. A lista de novidades e melhorias é grande. Confira alguns destaques:
Além disso tudo, a interface geral do sistema ganhou uma reformulação muito bem-vinda. O primeiro Android pecava nessa área, oferecendo uma interface sem consistência, sem identidade bem definida. O novo Android corrige e corrige muito bem tal problema. Pelas imagens e vídeos já divulgados, tudo parece integrar-se perfeitamente, e além de bonito, parece ser muito intuitivo.
As APIs prometem dar aos desenvolvedores tudo que é necessário para criar aplicativos que não só sejam úteis, mas integrados e que façam bom uso dos recursos oferecidos por padrão pelo Android 2.0. O SDK, aliás, já está disponível.
Confira um set de imagens do novo Android: