Meio Bit » Arquivo » Indústria » Segurança com o HP Lefthand

Segurança com o HP Lefthand

14 anos e meio atrás

Hoje em dia a virtualização baseada em servidores é cada vez mais usada por empresas que precisam conter custos. A idéia é ter controle total em um ambiente virtualizado, assim é possivel, por exemplo,  adicionar ou reduzir recursos de acordo com a demanda. E tudo isto pode ser feito em tempo real. A HP está apostando nesta tecnologia, adotando a experiência de anos no mercado de servidores corporativos.  

Uma das vantagens de um sistema como o Lefthand P4000 é a capacidade de "storage clustering". Com este sistema, vários "nós" servidores de arquivos podem ser agregados em clusters, e isto tudo é consolidado em um "pool" de recursos que são então disponibilizados para a rede. Da mesma maneira, os recursos de cada nó individual são utilizados como uma medida de segurança, ao replicar os dados em mais de um ponto e portanto reduzindo muito a chance de perda de dados. E o que acontece com o sistema quando um nó cai, digamos devido à falha de um HD ? Nada. Os recursos permanecem disponíveis, pois o sistema é redundante. 

Aqui está um vídeo interessante sobre o sistema. A configuração mínima do sistema inclui 16 HDs, com capacidade de 4.8 TB no total. Se isso não for suficiente, obviamente o sistema pode ser personalizado de acordo com a necessidade.

Eu achei um video mostrando uma simulação de um "desastre" utilizando o sistema.

 

Além das vantagens relacionadas a segurança, o sistema proporciona ainda a possibilidade de escalar recursos em tempo real, mas este é um assunto para outro post.

 

relacionados


Comentários