Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Cientistas que nunca viram um filme na vida sugerem robôs humanóides voadores

Cientistas que nunca viram um filme na vida sugerem robôs humanóides voadores

Se você estava esperando a ciência dizer que é possível voar com uma armadura estilo Homem de Ferro, seus problemas acabaram. Um grupo de cientistas criou uma simulação estudando a física do vôo humanóide, e descobriu que sim, é viável. Desde que seu traje tenha força sobre-humana, mas convenhamos: quem criaria uma armadura sem força sobre-humana?

6 anos e meio atrás

ultrao

O traje do Homem de Ferro é excelente, mas ele só funciona por ser uma armadura completa. O motivo é simples, e você consegue entender com uma simples visita a uma academia. Procure uma barra, pendure-se com uma só mão. Pesado, não? Essa é a força que os propulsores do traje precisam fazer para você apenas pairar.

Agora imagine que 1/4 dessa força está sendo exercida pelos propulsores em seus pés e mãos. Você está sustentando 1/4 do peso do corpo em cada pulso. Mova o braço um pouco que seja, e a soma das forças fica desbalanceada. Voar não é fácil, e cansa.

Já máquinas (como um traje Mk-2 com fly-by-wire) não têm esses problemas, e um grupo de cientistas italianos decidiu estudar se vôo é uma forma de propulsão adequada para robôs humanóides. Os resultados foram publicados em um paper com o título Momentum Control of an Underactuated Flying Humanoid Robot.

O estudo, apesar de ser mais uma peça de nossa futura destruição, é bem interessante. Demonstram que vôo vetorado de uma forma humanóide é possível: a única exigência é muita força nos braços, claro.

A grande questão é se isso é desejável, e nem falo em termos de Morte aos Humanos. Voar consome muita energia. Faz mais sentido que robôs se locomovam normalmente no solo e só voem quando absolutamente necessário. O que levanta outra questão: vale o custo de produzir e carregar equipamento de vôo que será usado tão raramente?

Sim, Ultron estava certo. A maioria dos robôs dele não voava.

Ah sim, o vídeo do projeto é coisa de pesadelo:


Dynamic Interaction Control Laboratory — Additional material to "Momentum Control of an Underactuated Flying Humanoid Robot"

Fonte: Tech Crunch.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários