Ronaldo Gogoni 5 anos e meio atrás
Tempos atrás circulou um rumor de que o WhatsApp pretendia introduzir uma solução de pagamentos digitais, embora a princípio ela fosse voltada para a Índia. Porém, referências encontradas no código do aplicativo indicam que há a intenção de torna-lo mais abrangente logo de cara, acessível em mais mercados.
O Facebook vem flertando com o sistema de pagamentos P2P através de seus aplicativos pelo menos desde 2015, embora apenas no território norte-americano. O Messenger permite que o usuário transfira quantias para contatos e desde o início do ano a funcionalidade de requisitar grana de grupos, como forma de custear produtos e serviços em conjunto com seus amigos e contatos. O Snapchat conta com uma função semelhante desde 2014 (outro recurso que o Facebook copiou?) mas novamente, só funciona dos Estados Unidos.
Por isso que a possibilidade de introduzir o recurso no WhatsApp, que é muito mais forte em países emergentes é interessante: o beta da versão 2.17.295 para Android, devidamente fuçado pela comunidade revelou referências ao futuro recurso, chamado "WhatsApp Payments" que permitiria transferências entre bancos (DOCs) de forma instantânea.
Provavelmente, ao adotar um formato que conta com parcerias dos bancos e não transferência de pessoa para pessoa diretamente, o WhatsApp introduza seu sistema de pagamento em mais mercados, principalmente em países como Índia e Brasil e não o deixe restrito apenas ao mercado norte-americano. Claro que esse processo é bem mais trabalhoso, pois demanda a criação de sistemas e protocolos específicos que lidem com os dados bancários dos usuários e a introdução de apps específicos para profissionais liberais e empresas, e tudo precisa funcionar de acordo.
Não há previsão de quando (ou se) tal recurso entrará no ar e nem em quais mercados ele fará sua estreia, portanto só nos resta aguardar pelos próximos movimentos do WhatsApp e torcer para que de fato seja apresentada uma opção de pagamentos digitais útil e segura.
Fonte: WABetaInfo.