Carlos Cardoso 6 anos atrás
O Pedro Bial sempre aconselhou corretamente: use filtro solar. É um ótimo conselho. O Sol pode ser nosso amiguinho, mas a mesma radiação eletromagnética que provocou as mutações que permitem a Evolução das Espécies também provoca mutações indesejáveis, e a mais comum e indesejável delas é o câncer.
Filtro solar é essencial se você vai se expor ao Sol por longos períodos de tempo, mas é um saco ficar aplicando toda hora. Agora uma pesquisa pode um dia resolver esse problema.
Com o nada sexy título de Non-ionising UV light increases the optical density of hygroscopic self assembled DNA crystal films, a pesquisa publicada na Nature experimentou com filmes de DNA para determinar sua capacidade de absorção de raios UV.
O resultado foi excelente. Não só os filmes de DNA são excelentes, como a capacidade de absorção aumenta à medida que são expostos ao Sol. E só é preciso aplicar uma vez. Ah sim, eles são higroscópicos, absorvem umidade. O que significa que ajudam a manter a pele hidratada.
Os testes foram feitos laminando filmes de DNA em amostras de pele humana obtidas em cirurgias, é pesquisa básica e não será testado em humanos vivos tão cedo.
E antes que você faça a inevitável piada, os cientistas a anteciparam. O material usado para obter o DNA foi esperma de salmão.
Fonte: Popular Science.