Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fotografia Profissional — e quando o cliente não gosta das fotos?

Fotografia Profissional — e quando o cliente não gosta das fotos?

Você fotografou um evento e o cliente não gostou das imagens? Veja aqui alguns fatores que podem ter levado isso a acontecer.

7 anos atrás

Estou no mundo da fotografia profissional desde 2005 e já tive diferentes interações com clientes e diversas experiências (a maioria positiva, mas algumas traumáticas). Sei que as vezes todos temos problemas na execução de um serviço, mas estou cada vez mais vendo uma situação se repetindo nos grupos de fotógrafos nas redes sociais. O fotógrafo fecha o contrato e depois de entregar o serviço o cliente reclama que ficou ruim e que ele não gostou. Acho que todos nós podemos passar por isso e existem algumas situações específicas onde este fato pode acontecer.

Não podemos negar que estamos passando por um período onde a quantidade de profissionais de fotografia disponíveis no mercado é muito grande. Alguns são atraídos pela aparente "facilidade" da fotografia profissional. Outros realmente amam a fotografia e gostariam de transformar algo que lhes é gratificante em uma atividade remunerada. Porém, seja qual for sua motivação, duas coisas não mudam: 1) você, ao entrar no barco, se transforma em um empresário e precisa trabalhar com custos, investimentos, gerenciamento financeiro, controle de qualidade do produto e tudo o mais que acarreta a área administrativa de uma empresa; 2) estudo e qualificação serão constantes e eternos em sua vida. Trabalhar com criatividade não é fácil e se parar de regar esse jardim ele acaba morrendo.

Porém, o que pode levar um cliente a reprovar o seu serviço? Vejamos algumas possibilidades:

1 - o trabalho realmente ficou ruim - cliente contratou o fotógrafo apenas pelo preço e não viu o seu portfólio. Na hora que recebeu as imagens o cliente percebeu a bomba que estava comprando. Ninguém nasce sabendo. Fotógrafos iniciantes precisam trabalhar e treinar para acertar a sua fotografia (podia ser pior, já pensaram como é ser um tatuador iniciante?). Porém é sempre bom ser honesto com o produto que será entregue. Já dizia um velho ditado "nunca venda algo que você não compraria". Somado a isso temos a velha arrogância dos fotógrafos (que também atinge aos iniciantes) de que eles sabem tudo. Aceite que você não sabe nada e continue estudando (mesmo depois de vários anos).

2 - o cliente te contratou e não viu o seu portfólio antes - ter um portfólio é a obrigação de todo fotógrafo. O cliente tem o direito de ver aquilo o que está comprando. Muitos fecham contrato e não analisam o estilo do fotógrafo e nem a maneira como ele entrega as fotos. No final o cliente acaba não gostando do estilo das imagens e não da qualidade. Pode parecer estranho, mas isso acontece muito. Sempre mostre suas fotos, mesmo que o cliente não exija. Assim você pode evitar esse tipo de mal entendido.

3 - O cliente ganhou as fotos de presente - já caí nessa armadilha algumas vezes e não entro mais nessas histórias. Padrinhos ou parentes contratam o serviço de fotografia para oferecer de presente, mas a pessoa que você vai fotografar nunca viu o seu trabalho. No fim, por ser algo "imposto", a pessoa acaba não gostando das imagens. Para os fotógrafos eu indico nunca aceitar esse tipo de trabalho. Para os clientes eu indico aceitar o presente desde que exista a possibilidade da escolha do fotógrafo ser sua.

4 - O fotógrafo esqueceu de fotografar algo importante - sim, em um evento (seja ele casamento, aniversário, ou chá de bebê) possui infinitos detalhes que foram planejados com todo o carinho por seu cliente. Esquecer de registrar um desses detalhes, por menor que seja, pode ser motivo para você receber uma avaliação negativa e gerar infinitas cobranças. Então esteja atento e faça um check list antes do evento com seus clientes para determinar tudo o que é importante para eles.

5 - Clientes tentam renegociar o preço depois do evento - pode parecer loucura, mas isso acontece, principalmente com fotógrafos iniciantes. Alguns clientes tentam renegociar o preço do evento (principalmente se você não recebeu tudo antes) dizendo que não gostaram do resultado final. Porém, se você cumpriu seu papel, estudou, mostrou portfólio e o cliente achou que estava bom, então tem que manter firme sua posição. Diga que as fotos estão absolutamente do mesmo nível do portfólio apresentado antes do evento e mostre que tudo foi feito certo de sua parte.

Sempre começo meus cursos dizendo que fotografia não é fácil. É um aprendizado (divertido) para a vida inteira. Se vai se tornar profissional então some a isso educação financeira e empresarial. Lidar com pessoas não é fácil, ainda mais em situações onde o emocional é um fator. Mas, o caminho existe para ser trilhado e ainda existe lugar ao sol para muita gente,

relacionados


Comentários