Dori Prata 6 anos atrás
Apesar de ainda hoje muitas pessoas defenderem que jogos de tiro em primeira pessoa não funcionam em consoles, houve um jogo que ousou quebrar esse preconceito. E isso há 20 anos!
Não se resumindo a apenas um “atire em tudo o que se mover” e sendo baseado numa franquia de peso, o GoldenEye 007 sempre será lembrado como um dos melhores jogos do Nintendo 64, o que já seria uma façanha e tanto, mas a verdade é que aquele jogo era muito mais do que isso.
Desenvolvido pela Rare numa época muito diferente do que temos atualmente, a produção daquele jogo está cercada de histórias fascinantes que merecem ser contadas. Pois é nisso que está apostando a Rollercoaster Films para produzir o GoldenEra, um documentário que pretende servir como registro histórico do desenvolvimento.
Para isso, a companhia australiana espera arrecadar pelo menos US$ 85 mil através de uma campanha no IndieGoGo, o que os permitiria viajar até o Reino Unido para entrevistar pessoas ligadas à criação do jogo, assim como profissionais da mídia especializada. Além disso, se outras metas forem batidas a equipe poderá ir até os Estados Unidos e até mesmo à Suíça, onde pretendem visitar a Represa de Verzasca, local que ficou famoso pela cena em que James Bond faz um salto de bungee jump.
“Ao longo do filme mergulharemos em como uma equipe jovem e inexperiente da Rare conseguiu superar tantos desafios para criar aquele que sem dúvida é o jogo de tiro para consoles mais reverenciado e influente de todos os tempos. Também exploraremos as historias pessoais dos desenvolvedores do jogo, os críticos, fãs e celebridades debatendo como ele moldou suas vidas.”
Caso tudo saia conforme o planejado, a ideia é lançar o documentário ainda este ano e como o diretor da produção afirma que eles já conseguiram entrevistar várias pessoas envolvidas na criação do GoldenEye 007, imagino que a prazo possa ser alcançado.
O grande problema por enquanto é que a campanha só arrecadou 2% do necessário e como sempre achei que os games precisam de mais iniciativas como essas, torço muito para que eles obtenham sucesso. Agora, se a equipe não dedicar uma parte do documentário aos campeonatos que fazíamos em casa com os amigos, será uma grande decepção.
GoldenEra - The untold story behind the game
Fonte: Kotaku.