Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Iphone - mais usado no flickr?

Iphone - mais usado no flickr?

14 anos e meio atrás

Ontem, uma notícia foi incessantemente repassada no mundo da tecnologia. Segundo um texto publicado no site do Los Angeles Time o Iphone, fabricado pela Apple, ultrapassou as câmeras da Canon como principal ferramenta para produzir as fotos hospedadas no Flickr. O gráfico mostrado nessa matéria aponta nitidamente o crescimento das fotos postadas pelo pequeno telefone. Embora tenha apenas 2 megapixels de resolução máxima (o que não inviabiliza a produção de imagens para a net), muitos reclamam da qualidade das fotos que o pequeno aparelho produz (e algumas encontradas no Flickr são mesmo de doer), mas muita coisa pode ser feita com o equipamento, desde que o usuário tenha um pouco de conhecimento das limitações da pequena câmera e de tipos de iluminação.

Embora seja uma notícia que não vai mudar sua vida, podemos fazer algumas pequenas elucubrações inúteis sobre o assunto. Primeira conclusão: o Flickr está se tornando popular entre usuários que não são fotógrafos (sejam amadores ou profissionais). Antigamente (essa palavra na internet quer dizer no máximo dois anos atrás), todo mundo que tinha a fotografia como uma atividade séria usava o Flickr como forma de divulgar seu portfólio. Valorizávamos muito mais a qualidade do que a quantidade de fotos. Hoje, o Flickr estaria passando por um processo de orkutização (provavelmente vou apanhar depois dessa); Segunda Conclusão: pelo fato de ter acoplado no seu sistema uma maneira fácil de enviar fotos para o Flickr e outras redes sociais, os usuários do Iphone teriam uma grande vantagem em relação às outras câmeras; Terceira conclusão, e a mais importante, tudo seria uma enorme conspiração da Apple para dominar o mundo.

Como não precisamos ficar no achismo, o mais interessante é analisar o gráfico de câmeras que o Flickr disponibiliza para os usuários. O Iphone realmente tem um crescimento bem elevado no gráfico, mas como ele é dinâmico, hoje quem voltou ao primeiro lugar foi a Rebel XSi. Segundo informações encontradas na página, o gráfico de crescimento reflete um período de 1 ano. E só são contadas informações de câmeras que tenham a disposição o arquivo Exif. Legal prestar atenção no aviso que encontramos logo abaixo dessas explicações:

Os gráficos são precisos somente na medida em que podemos detectar automaticamente a câmera usada para tirar uma foto ou filmar um vídeo (cerca de 2/3 do tempo). Isso não é normalmente possível com telefones com câmera, portanto eles não estão representados o suficiente”.

Talvez, o crescimento da presença do Iphone na lista de câmeras do Flickr se deva apenas a um cuidado da empresa em produzir um arquivo exif que seja identificável pelo sistema. Quanto mais os fabricantes se preocuparem com esses pequenos detalhes, maior vai ser a presença desses pequenos aparelhos nesses gráficos.

iphone no flickr

relacionados


Comentários