Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook libera busca em tempo real

Facebook libera busca em tempo real

14 anos e meio atrás

No mesmo dia em que anunciou a compra do FriendFeed, o Facebook também liberou sua nova busca interna em tempo real. A novidade tem um alvo certo: Twitter. Não agradava a Mark Zuckerberg o fato dos usuários de sua rede social terem que ir para o Twitter afim de saber o que de mais relevante estava acontecendo. Então, há alguns meses o desenvolvimento de uma busca em tempo real foi anunciada, e ontem, a mesma foi disponibilizada para todos.

A busca do FriendFeed tem potencial para se sobressair em relação às demais. Ela tem o poder de buscar qualquer tipo de conteúdo publicado por contatos nos últimos 30 (trinta) dias, e vai além, vasculhando também conteúdo de terceiros que tenham-no tornado público, através das opções de privacidade. A busca exibe conteúdo multimídia inline, o que significa que fotos, vídeos e outros materiais do tipo podem ser visualizados na própria página de resultados, como o Delicious passou a fazer recentemente com vídeos do YouTube e imagens do Flickr.

Dica: altere o “Mostrar” para English (US), caso esteja usando a interface portuguesa. Só assim para termos volume de conteúdo, já que a ferramenta enquanto microblog/lifestreaming ainda é pouco usada no Brasil…

busca-facebook

Fora do universo Facebook, a novidade ensejou inúmeras especulações. A mais forte (e óbvia) é que tem um dedo da turma do FriendFeed nessa novidade. Afinal, a busca em tempo real do FriendFeed é bem poderosa e conta com algumas similaridades com a novidade do Facebook. Sem dizer que a “coincidência” nos anúncios da aquisição e da busca pode não ser, afinal, uma coincidência.

A outra especulação é de que, indiretamente, o Facebook dá um soco na boca do estômago da Google com a busca. A empresa de Mountain View, segundo rumores, trabalha num mecanismo de pesquisa em tempo real para microblogs, e a entrada tardia nesse nicho pode representar perda de terreno para os concorrentes. Dizem que a busca em tempo real é o futuro, então, os pioneiros nela largam na frente nessa nova disputa. Se um deles conseguir encontrar um bom diferencial, atrelado a qualidade e refinamento nas pesquisas, terá a faca e o queijo na mão para dominar o mercado.

relacionados


Comentários