Meio Bit » Arquivo » Internet » Delicious mais relevante, com a ajuda do Twitter

Delicious mais relevante, com a ajuda do Twitter

14 anos e meio atrás

O Delicious nasceu com um foco bem definido e cravou seu nome na história como cumpridor fiel dessa meta original. Espécie de bookmark online, com toques do então termo do momento, o “web 2.0”, o uso de tags e a eficiência do serviço como um todo fizeram dele o que é hoje. Mesmo após a aquisição pela Yahoo! e uma mudança drástica no seu visual, que atingiu até mesmo seu nome e URL (antes, era del.icio.us) a simplicidade e a fervorosa comunidade criada em torno dele continuaram inabaladas.

Hoje, o time de desenvolvimento do Delicious liberou novidades que alteram algumas áreas importantes do serviço. A parte de bookmarking segue intacta, porém, com as implementações, o Delicious passa a ser mais social, mais relevante. O pulo do gato está num forte sistema de integração com o Twitter (meta: escrever um post no Meio Bit sem citar o Twitter).

delicious-twitter-together Para começar, a seção Hotlist, exibida na página inicial do Delicious, foi substituída por uma chamada Fresh. Antes, o único critério para um link aparecer na home era quantidade de salvamentos dentro do ecossistema do Delicious. Como demora algum tempo para um link ganhar notoriedade, e essas, geralmente, são páginas atemporais e sobre design (exemplo: +100 Themes for WordPress), o Twitter perdia em relevância.

A nova sistemática considera um fator a mais: a quantidade de citações do link no Twitter – é possível, aliás, visualizar os tweets diretamente do Delicious. Isso permite que links com duas referências no Twitter ocupem as primeiras posições na Fresh. Neste momento, por exemplo, há vários links com 2, 5, 10 salvamentos na home. O antigo Hotlist? Foi deixado de lado, literalmente, na aba Popular.

whatsnew_fresh

A integração com o Twitter vai além, e aparece também na hora de salvar um favorito. Uma nova aba, batizada de Share, surgiu ao lado da tradicional Tags. Dali é possível enviar para contatos no Delicious, Twitter ou e-mail, o bookmark que está sendo salvo.

share-delicious

Para fechar, algumas novidades na busca, que agora traz um punhado de filtros, gráfico do histórico de buscas do termo em questão, e veiculação de vídeos do YouTube e imagens do Flickr inline (igual o Gmail faz).

No geral as mudanças são positivas. A nova home, Fresh, faz jus ao nome e apresenta assuntos quentes do momento – aliás, taí um bom uso para o Twitter. Temos um ranking natural de assuntos relevantes, que se bem canalizado e organizado, pode chegar a desbancar os trending topics originais do Twitter em termos de confiabilidade.

O Delicious continua imbatível no que faz de melhor (salvar bookmarks), mas não se restringe a isso, e a exemplo de outros grandes, como o Digg, invesnte tentando se reinventar. Por enquanto, nesse caso, está dando certo.

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários