Meio Bit » Arquivo » Hardware » Não, a Apple não está desenvolvendo um novo conector; já novos adaptadores…

Não, a Apple não está desenvolvendo um novo conector; já novos adaptadores…

Apple estaria trabalhando em um novo conector, chamado UAC para ser utilizado em acessórios MFi, mas ao que tudo indica a maçã vai adotar uma porta já existente (embora não muito popular).

7 anos atrás

Outro dia, outro rumor envolvendo a Apple. Segundo fontes a maçã estaria desenvolvendo um novo tipo de conector, voltado para acessórios MFi (Made For iGadgets) e que a princípio viria a ser uma opção para dispositivos com portas USB-C ou mesmo Lightning, mas a verdade é bem diferente disso.

No entanto, grandes são as chances da Apple vir com mais uma leva de adaptadores fresquinhos.

A confusão se deu quando o site 9to5Mac descobriu, através de fontes próximas à Apple de que a companhia estaria projetando um conector inteiramente novo, chamado "Universal Accessory Connector" ou para encurtar, UAC. Ele contaria com 8 pinos e ponta de 2,05 por 4,85 mm, um pouco mais fino que o USB-C e metade do comprimento do Lightning. A ideia seria economizar espaço em acessórios diminutos como headphones e outros acessórios de áudio, de modo a não comprometer os designs com grandes portas ocupando espaço precioso.

O grande problema é que já temos portas demais. A decisão de abandonar o conector TRS de 3,5 mm (vulgo P2 estéreo) por ser basicamente um trambolho "antigo demais" (a Intel vai na mesma vibe) criou um cenário onde passaremos a depender de adaptadores para quaisquer equipamentos de áudio, sejam USB-C ou Lightning, e para completar esses dois não conversam entre si. O UAC viria a ser um intermediário, com a Apple desenvolvendo guias para a criação de adaptadores para P2, USB-A (o conector clássico) e Lightning.

Só que o The Verge apurou as informações por conta própria e constatou que não é bem isso que acontece. Na verdade a tal porta já existe:

Se você é dono de uma câmera DSLR da Nikon (Gilson, give me a hand) já deve ter notado uma pequena saída entre as opções disponíveis, que não se assemelha às que usamos corriqueiramente. Este é um conector USB Mini-B de oito pinos, não muito popular mas que atenderia a Apple por ser intercambiável: em primeiro lugar a nova tecnologia não substituiria o Lightning como inicialmente reportado, mas serviria como uma interface comum a acessórios MFi por conversar com dispositivos USB-C e Lightning.

Tal movimento seria a "solução" que a Apple encontrou para driblar a morte prematura do conector de fone de ouvido em seus dispositivos, bastando apenas colocar mais acessórios no mercado para a felicidade de ninguém. O UAC seria o "novo P2" incluso nos dispositivos de áudio e headphones compatíveis com opções de conexão para USB-C, Lightning e TRS ou em alguns casos, empregando o uso dos famigerados adaptadores.

Aí fica a pergunta: matar o P2 vale mesmo todo esse stress? Eu acho que não.

Fonte: The Verge.

relacionados


Comentários