Meio Bit » Arquivo » Fotografia » PhotoSpots — veja onde as pessoas estão fotografando

PhotoSpots — veja onde as pessoas estão fotografando

O PhotoSpot é um sistema que mostra onde fotógrafos estão fotografando. O sistema ainda é bem simples, mas mostra boas possibilidades.

7 anos atrás

Se existe uma coisa maluca na cabeça de fotógrafos é que as férias sempre são planejadas para privilegiar locais que vão render boas fotografias. Até fotógrafos profissionais (como eu) tiram férias para fotografar. É uma doença que nos acomete e não temos (e não queremos) como nos curar. Foi pensando nessa peculiaridade dos fotógrafos que  Mike Wong, fotógrafo chinês de paisagens, criou uma ferramenta chamada PhotoSpot.

A criação é simples. Wong se aproveitou da tecnologia do Google Maps e criou uma interação com o serviço de compartilhamento de imagens 500px. O sistema é alimentado com as informações exif das fotos postadas, principalmente das que possuem informações sobre coordenadas geográficas. O sistema gera hotspots no mapa, mostrando onde as pessoas estão fotografando mais. Interessante para descobrir novos pontos de fotografia. Alguns são óbvios, mas outros são verdadeiros mistérios.

Ao acessar o sistema o navegador pede para ter acesso às suas informações de localização. Ao concordar ele já o direciona para o mapa de sua região. Usar apenas a base de dados do 500px é bem limitado, pois no Brasil o serviço não é tão famoso assim. No meu caso, o Pontal do Paranapanema (São Paulo) não apresenta nenhum ponto fotográfico significativo. O mais perto que tenho é Maringá (PR) com uma boa concentração. Na parte inferior do navegador é exibido uma coletânea de fotos. Ao passar o cursor em uma imagem é mostrado no mapa onde ela foi feita. Do lado direito existe um menu com a possibilidade de filtrar em qual mês a foto foi feita.

Wong traz uma pequena explicação sobre o seu projeto:"Pensei que seria interessante ver onde e quando outros fotógrafos estavam tirando fotos, então decidi criar um pequeno site que mostra exatamente isso". Segundo o criador algumas melhorias estão sendo planejadas. "Também estou planejando fazer um filtro para categorias (por exemplo, natureza, cidades etc.) para torná-lo mais personalizável".

O sistema ainda é muito limitado. As informações fotográficas vindas do 500px, por exemplo, são só dos meses de dezembro e janeiro. Com o tempo o banco de dados vai ser abastecido com as novas fotos postadas no site. Mas, não é uma iniciativa comercial, apenas curiosidade de um fotógrafo. Achei bem interessante e explorar o mapa mundi vendo fotos de todos os lugares é muito legal.

Fonte: Petapixel

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários