Meio Bit » Arquivo » Internet » Microsoft usa game para melhorar resultados do Bing

Microsoft usa game para melhorar resultados do Bing

15 anos atrás

A Microsoft resolveu fazer uso da "sabedoria humana", em uma tentativa de apresentar também resultados mais relevantes no seu buscador. Um jogo que permitirá estudar e melhor entender o comportamento do usuário.

O Page Hunt segue uma fórmula simples: um game básico, com pontuação e ranking. No jogo, uma página web é mostrada e você adivinhar qual a palavra-chave que, se pesquisada no Bing, retornaria aquela mesma página entre os 5 primeiros resultados. Acertando o termo, você ganha pontos e avança para a próxima página. Há uma contagem regressiva no jogo, para que você tenha menos tempo de pensar e faça o resultado ser mais intuitivo.

image_thumb2

A utilização de games para esse fim não é novidade. O Google Image Labeler, por exemplo, foi um jogo lançado para melhorar o algorítmo de busca do Google Images. No jogo, uma imagem era mostrada na tela e você e outro jogador tinham que, juntos, colocar palavras-chaves que poderiam descrever aquela imagem. Caso os dois jogadores escrevessem a mesma palavra, ganhavam pontos e avançavam para a próxima imagem.

Mas se jogos como esse e ranking são truques antigos, burlá-los também é. No Google Image Labeler, jogadores do mundo todo combinaram de sempre digitar a palavra “sky man”. Dessa forma, não importava com quem você estava jogando, você sabia que só precisaria digitar essas palavras para pontuar mais e aparecer no ranking da Google. Além de deixar o jogo que já não era dos mais divertidos ainda mais sem graça, o fato é que isso acabou com a utilidade dele, já que as palavras-chave digitadas já não tinham relevância alguma para o algorítmo do Google.

É, o Page Hunt é básico, cansado e… meu score por enquanto é 2770 pontos.

relacionados


Comentários