Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Especialista prevê que uma criança nascida em 2017 nunca dirigirá um carro

Especialista prevê que uma criança nascida em 2017 nunca dirigirá um carro

Se você tiver um filho hoje é provável que ele nunca irá pedir o carro emprestado, o que é ótimo. O motivo? Os avanços dos carros autônomos projetam pleno funcionamento em 15 ou 20 anos, então um bebê de 2017 tem boas chances de nunca precisar aprender a dirigir.

7 anos atrás

20170108johnny-cab

CALMA! Não corra pros comentários ainda. Eu sei, eu sinto a mesma coisa e acho um absurdo, mas vamos dar a Henrik Christensen, diretor do Instituto de Robótica Contextual da Universidade da Califórnia em San Diego espaço para defender sua idéia.

É algo que Arthur Clarke já havia previsto, o “natural” hábito de dirigir carros vai desaparecer. A geração atual já não tem aquele ímpeto de comprar carro como antigamente, a molecada se deslumbra com balinhas do Uber, quando raramente viajam a passeio a van do Hotel cuida de tudo.

Os filhos dessa geração, que estão nascendo hoje chegarão à idade adulta quando os carros autônomos já estiverem estabelecidos, em uns 15 anos, 20 no máximo. Entre o incômodo de fazer autoescola, provas, teste prático e a possibilidade de entrar no carro dizer onde quer ir e ele se virar, qual irão escolher?

Claro que ainda vão haver muitos carros comuns, a frota nos EUA tem idade média de 11,5 anos; dificilmente será toda trocada por carros autônomos em 15 anos, mas o provável é que os carros velhos migrem para o pessoal de baixa renda mais velho, enquanto os mais novos fiquem com os autônomos.

20170108new-kitt-for-the-car

Soa assustador? Claro, mas hábitos mudam, às vezes muito rápido. NINGUÉM com menos de 30 anos já mexeu, ou sequer sabe o que é o controle do vertical da TV. Quase nenhum leitor do MeioBit já ajustou o azimute de um gravador K7.

Ah mas todo mundo dirige

Filho, tem criança que não sabe abrir janela com manivela, ninguém nascido depois de 1980 dirigiu sabendo pra que serve o afogador no carro. Ou o carburador, que nem existe mais também.

A projeção é otimista? Com certeza, mas não é impossível, na verdade é uma certeza. A comodidade irá vencer, dirigir deixará de ser uma habilidade comum. 20, 30 anos, não importa. Chegará esse dia e nós, que amamos pegar uma estrada em um dia ensolarado teremos nos tornado uma espécie ameaçada.

Dirigir carro será visto como uma habilidade obsoleta como atirar com mosquetes. Arthur Clarke prevê o dia em que será inclusive proibido por Lei dirigir manualmente em vias públicas. Espero que nunca chegue esse dia inevitável.

Se chegar, como também lamentou o Orangotango, só nos restaurar correr nos videogames.


Ray Wert — Forza Motorsport 4 - Jeremy Clarkson - Endangered Species Trailer

Fonte: Quartz.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários