Gilson Lorenti 6 anos e meio atrás
Você já possui o seu projeto fotográfico? Eu tenho batido nesta tecla em alguns textos aqui no Meiobit pelo simples fato de esta ser a melhor metodologia para você desenvolver o seu olhar fotográfico. Praticar é a melhor maneira de aprimorar os seus conhecimentos e habilidades, além de poder ser uma boa fonte de diversão. Você só precisa de duas coisas para começar a brincadeira: uma unidade temática (a história que você queira contar) e uma unidade formal (a metodologia utilizada).
Foi isso o que fez o fotógrafo de fine art Johnny Tang, que mora no Brooklyn. Ele criou o projeto World of One em 2010 como forma de lidar com o sofrimento causado pela morte de um amigo. A coisa aqui é simples. O fotógrafo realiza uma série de fotos onde ele mesmo ocupa várias posições no espaço que está sendo registrado. Depois essas imagens são unidas, dando a impressão de que Tang é a única pessoa que existe entre a multidão. Além da repetição do mesmo personagem em todas as imagens, também temos o contraste entre casacos brancos e casacos pretos em quase todas as fotos.
Outro componente interessante na unidade formal é que todas as fotos são feitas com filme 35 mm. O projeto começou com o digital, mas depois migrou para o filme por conta da busca do fotógrafo em expressar um sentimento. Segundo ele “eu escolho fotografar essas imagens no filme, porque as cores presentes no filme (e ausentes na fotografia digital) me lembram fotos da minha infância. A cor do filme também é nostálgica para uma estética de um tempo diferente, o que é crucial para tornar o mundo onírico que estou apresentando ainda mais familiar”.
Tang chega a utilizar até 100 fotos em cada imagem. Ele escolhe um ambiente que esteja vazio de pessoas, coloca a câmera em um tripé e, com a ajuda de um assistente, vai trocando de lugar na paisagem a cada foto. Depois de revelado, o filme é escaneado e as imagens são mescladas via software. O resultado é muito bacana.
Projetos fotográficos funcionam assim. Você faz para ter uma satisfação pessoal. É uma coisa bem egoísta mesmo. As pessoas gostarem ou não é um mero detalhes. O que importa é soltar sua imaginação e fotografar do jeito que você quer.
Para mais fotos é só dar uma olhada no site do fotógrafo.