Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Qual a hora de trocar de câmera?

Qual a hora de trocar de câmera?

Você acha que a evolução da sua fotografia está atrelada ao seu equipamento fotográfico? Qual seria a melhor hora para trocar de equipamento? Talvez você tenha que rever alguns de seus conceitos.

7 anos atrás

equipamento-fotografico

Vocês conhecem o Armando Vernaglia Jr.? Se não conhecem e gostam, ou estão aprendendo fotografia, então eu aconselho a dar uma olhadinha no canal do fotógrafo no YouTube. Papo reto, sem firulas ou efeitos, apenas muita informação bacana. Semana passada, em um vídeo de poucos minutos, ele tocou em um assunto delicado: quando devemos trocar de equipamento. Pois bem, vejam o vídeo abaixo.


Armando VernagliaJr — Quando devemos trocar de câmera?

Faz quase 10 anos que ministro aulas de fotografia aqui na região. Fui responsável pela formação de muita gente e boa parte dos profissionais da cidade passaram por minhas mãos em seu início da caminhada nessa nobre atividade. E, infelizmente, muitos estão acometidos pela impressão que que câmera melhor é indicação de fotografia melhor. E eu entendo isso. A câmera é um grande brinquedo e, como crianças crescidas, sempre queremos mais. Mas, para a qualidade da fotografia que produzimos o mais importante é o conhecimento, e não o equipamento.

Então, aquela pergunta básica que todo iniciante faz sobre qual equipamento devo comprar, deveria ser qual livro devo ler? Qual curso devo fazer? Quais fotógrafos devo estudar? E depois se preocupar com o equipamento. Digo sempre que a câmera é apenas uma ferramenta. É o meu martelo e formão para esculpir com a luz. Elas estão lá para ser um meio, e não o fim.

Exemplos de como as prioridades estão invertidas? Tenho ex-alunos que no espaço de 2 anos trocaram de câmera 6 vezes, mas que não investiram 1 centavo em conhecimento. Pessoas, de meu círculo interno, que acreditam que apenas uma Full Frame pode trazer qualidade para suas imagens. E, o exemplo mais absurdo, uma fotógrafa famosa que só ministra cursos para alunos que tenham uma câmera full frame e uma lista de 3  lentes top que ela decidiu que são o ideal para o tipo de fotografia que ela faz.

Seguindo o conselho do Vernaglia, fui até o Flickr e visitei o grupo dedicado à câmera Canon EOS 30D. A câmera foi lançada em 2006, ou seja, possui 10 anos de idade. Eu tive uma até 2 meses atrás, funcionando perfeitamente e que utilizava ainda profissionalmente. Existem 5 mil pessoas no grupo que compartilham os mais diferentes tipos de fotografia. Você que acredita que a câmera faz o fotógrafo, é só dar uma olhada no que essa galera está produzindo com uma câmera que, para os padrões digitais, é considerada antiga.

A melhor câmera é aquela que cabe em seu bolso. Claro que equipamentos mais modernos (e caros) vão entregar vários confortos para você, mas eles não são o objetivo principal de sua fotografia. Conhecimento de como utilizar a ferramenta é muito mais importante.

relacionados


Comentários