Meio Bit » Arquivo » Indústria » E o Kindle já tem concorrente.

E o Kindle já tem concorrente.

15 anos atrás

Barnes & Noble é uma das maiores redes de livraria do mundo, a maior com lojas físicas no continente norte-americano; E entra agora no mercado de e-books para concorrer diretamente com o serviço da Amazon, o Kindle. Ontem a B&N colocou o serviço a disposição com nada mais, nada menos do que 200.000 títulos. Há formatos de livro para se ler no computador e em certos modelos de celular. De acordo com a própria B&N, eles querem desenvolver os livros para inúmeros aparelhos incluindo o iPhone, Blackberry e a maioria dos computadores rodando Apple e Windows.
A B&N comprou no começo desse ano a Fictionwise, a maior loja online de e-books. Essa que foi uma das pioneiras e começaram a vender livros digitais em 2001. O investimento vai além e contratou a empresa britânica Plastic Logic para desenvolver um aparelho wireless semelhante ao Kindle e-book reader, sonho de consumo de muitos aficcionados por tecnologia como alguns aqui no Meio Bit.
A Barnes and Noble ainda promete para breve disponibilizar gratuitamente um acervo de 500.000 livros sem direitos autorais, já disponibilizados pelo Google Books, chegando ao total de 700.000 livros, uma bela quantidade heim? E eles ainda prometem ter um acervo de 1 milhão de livros para muito breve. Mas infelizmente, como o Kindle, o serviço é disponível apenas em território americano.
Para quem não se lembra, em 1999 a B&N fez uma tremenda burrada por não acreditar fielmente no comércio de livros "reais" via Internet, fazendo com que a "desconhecida" Amazon abocanhasse um enorme pedaço do seu mercado e ainda com que livrarias que eram menores como a Borders, crescessem bastante. A Barnes consertou o problema lançando um web-site de vendas como a Amazon. Infelizmente a ação foi muito tardia, e a Amazon já tinha conquistado a confiança do público. A única coisa que muda nessa ação, é que a Amazon fica presa no mundo virtual, enquanto a B&N está nos dois.

Link: Financial Times
Barnes and Noble

relacionados


Comentários