Dori Prata 6 anos atrás
Semana passada eu comentei aqui sobre a edição desse ano do Game Awards e um detalhe que acabou me escapando foi a categoria “Melhor criação de fãs”. Não que ela fosse algo de outro mundo, mas além do Brutal Doom 64 e do Enderal: The Shards of Order, outros dois indicados eram um tanto polêmicos: o Pokémon Uranium e o AM2R.
Caso não saiba, esses jogos chamaram a atenção há alguns meses por servirem como belas homenagens às franquias Pokémon e Metroid, mas também por a Nintendo ter atacado-os impiedosamente, exigindo que fossem tirados do ar assim que ganharam as manchetes. E nessa tentativa de fazer com que tais criações fossem esquecidas, aparentemente a empresa japonesa foi para cima até dos organizadores da premiação.
Conforme percebeu um usuário do NeoGAF, agora a categoria não conta mais com os dois jogos baseados em propriedades intelectuais da Nintendo e embora o pessoal do Game Awards não tenha dito o porquê da mudança, fica evidente que eles teriam recebido pressão para isso.
Por ser uma grande parceira do evento, esse remoção nem chega a ser uma surpresa, afinal tirando os jogadores que continuam lutando contra as severas regras impostas pela BigN, nenhuma empresa ou pessoa da indústria gostaria de se indispor como uma gigante. Na verdade, foi até estranho tais jogos terem sido indicados.
O pior é que por mais que nós como jogadores vejamos essa cruzada travada pela Nintendo como algo extremamente antipático, considero a atitude compreensível, afinal eles não gostariam que tais jogos estivessem sob os holofotes de um evento transmitido para o mundo tudo e ainda mais logo após o lançamento de um novo Pokémon.
Com isso, quem deve estar comemorando são os criadores do mod para o Skyrim e daquele para o Doom. Eles podem até não admitir isso publicamente, mas agora as chances de vencer a categoria passam a ser muito maiores. Quer dizer, isso se a Bethesda não resolver mexer seus pauzinhos por estarem usando o nome do seu FPS.