Meio Bit » Arquivo » Ciência » Um argumento sensato contra geradores portáteis

Um argumento sensato contra geradores portáteis

Geradores portáteis usando energias alternativas. Todo mundo gosta todo mundo divulga, mas fazem sentido? Até uns dias atrás faziam, hoje, talvez não. Clique e entenda como um bom argumento me fez mudar de idéia.

7 anos atrás

ventoinha

Você já deve ter visto em todo lugar, inclusive no MeioBit: artigos mostrando geradores de energia usando fontes alternativas, portáteis e de uso individual. Não falamos dos solares, pois são enganação, levam dias pra recarregar um celular. Já os eólicos, os termoelétricos e principalmente os hidráulicos, fazem mais sentido e são recomendados para quem viaja ou acampa, certo?

Fica aqui um mea culpa. Eu achava certo, achava que fazia sentido, é uma ótima opção fazer a comida no fogareiro ao mesmo tempo em que recarrega o celular. Só que este artigo aqui me fez ver que não, não é uma boa idéia.

O argumento é bem simples: você quer a energia ou quer gerar a energia no local? Se você quer manter seus gadgets carregados, não importa de onde vem a energia e se vier de um powerbank será bem mais eficiente.

Todos os geradores portáteis alternativos são otimistas em um nível delirante. Os painéis solares são vendidos prometendo energia conseguida em um dia sem nuvens no Saara, não em uma floresta em uma zona temperada, com o Sol passando a maior parte do tempo em posição não-ideal.

Há um motivo para painéis solares realmente eficientes acompanharem o Sol.

Os geradores hidroelétricos também não fazem milagres. O Estream, que elogiamos no MeioBit um tempo atrás, leva 5 horas para carregar uma bateria de 6.400 mAh. Depois disso você tem que carregar o equipamento na mochila ou deixar o celular ligado a ele.

O Estream pesa quase 1 kg.

Eu tenho um Pineg PN-968 de 10.000 mAh e ele pesa 243 g.

bateria-portatil-pineng-pn-968-10000mah-portatil-com-lanterna

Pelo mesmo peso de uma turbina Estream eu levaria na mochila 40.000 mAh, disponíveis imediatamente, sem precisar passar 5 h dentro d'água. Não preciso me preocupar se choveu ou está nublado, quando o carregador solar não funciona, e nem preciso me preocupar com os problemas disto:

img_2470

Você já cozinhou com lenha? Eu já, fazia uma costela no forno a lenha que era maravilhosa, mas tinha que alimentar o fogo feito os carvoeiros do Titanic. Era um saco de lenha pra fazer um almoço caprichado. Esse fogareiro do tamanho de uma lata de óleo NUNCA vai ferver uma panela de água sem ser alimentado umas 50 vezes, e toda hora você tem que esvaziar, por causa das cinzas e restos de gravetos. E cuidado para não queimar o iPhone.

Geradores de verdade, a diesel e gasolina são essenciais para quem vive no mato, longe dos recursos da civilização. Quem vai pro mato eventualmente, não precisa disso. Em termos de densidade energética faz muito mais sentido. O Biolite pesa mais de 1 kg e não tem bateria. iPhone 7 Plus leva mais de 3 h para carregar com o carregador de 5 W que vem com ele.

O Biolite fornece 5 W em pico mas constante são 5 V/2 W. Você vai mesmo ficar mais de 6 h de babá de um fogareiro para carregar seu celular?

A bateria do iPhone 7 Plus é de 2.900 mAh. Cada PN-968 consegue carregar o bicho 3 vezes e sobra 1.000 mAh. Pelo peso do Biolite você consegue 13 cargas completas.

Percebeu? A menos que você vá passar um mês no meio do nada, faz mais sentido levar um ou mais powerbanks do que um gerador alternativo. Este aqui por exemplo tem 32.000 mAh:

intocircuit-hcpb

No final é uma questão de não se deixar levar pelo hype, é preciso planejar de forma racional sua viagem, seus usos e necessidades. Geradores alternativos são legais, rendem posts mas na ponta do lápis… não fazem sentido em escala individual.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários