Meio Bit » Arquivo » Fotografia » As câmeras mais utilizadas do mundo — ou quase

As câmeras mais utilizadas do mundo — ou quase

Segundo o site ExploreCams essas são as câmeras mais populares levando em conta fotos postadas nos principais serviços de compartilhamento de fotos na internet.

7 anos e meio atrás

melhores_cameras

Você sabe o que é um arquivo EXIF? O EXiF (Exchangeable Image File Format) é um formato de metadado utilizado pelos fabricantes de câmeras (e de alguns smartphones) para registrar informações sobre a captura da imagem. Ou seja, a sua fotografia possuí informações sobre as configurações do equipamento (ISO, diafragma, obturador), distância focal utilizada, se foi ou não utilizado flash, hora, data, georreferenciamento (quando a câmera possui um GPS), número de série da câmera e muito mais. Além disso, alguns programas de edição (como o Lightroom) possibilitam que você insira informações nesse EXIF, como o seu nome, endereço, telefone, e-mail, site e categoria dos direitos de imagem. Em algumas situações isso é muito útil.

Alguns sites de compartilhamento na internet (como Flickr, 500px e Pixbay) conseguem ler e mostrar essas informações junto às fotos. Outros, como o Facebook, simplesmente apagam o arquivo na hora do upload. Aproveitando essa grande quantidade de informação disponível sobre equipamentos e lentes, o  ExploreCams surgiu como um agregador destas informações e o objetivo é oferecer um panorama de quais equipamentos e lentes estão sendo mais utilizados atualmente.

Nessa semana o serviço atingiu a marca de 11,5 milhões de fotos escaneadas e eles soltaram um gráfico mostrando as 50 câmeras preferidas pelos usuários e qual a configuração mais utilizadas entre as câmeras do topo e as lentes. Nenhuma surpresa aqui, pois a Canon continua na liderança e mandando muito bem nas várias categorias (mesmo que a porcentagem de utilizadores das duas principais marcas esteja bem próxima). Brasileiros, mais acostumados com a Nikon, não entendem que a Canon ainda é líder de mercado, embora venha perdendo terreno.

melhores_cameras2

Das 10 câmeras mais utilizadas a Canon está em 7 colocações. Sendo que as 3 primeiras são full frames da empresa. Juntamente a isso, descobrimos que a lente mais utilizada nessas 3 primeiras colocações é a EF 24-105mm f/4 L. Nada de surpresa. É a lente profissional mais barata da Canon e com uma boa versatilidade na distância focal. Se você investe em uma full frame (caso das 3 câmeras que estão no topo) essa lente é o mínimo que você deve comprar.

Agora vem a minha crítica. Muita gente postou esses dados como sendo uma verdade absoluta no mundo da fotografia, quando na verdade é apenas 1 grão de areia nesse universo. Em primeiro lugar, muita gente apaga o EXIF de suas fotos na hora de compartilhar, o que torna essas fotos invisíveis para o sistema. Na cabeça de muita gente o EXIF é uma prova de direito autoral, então é melhor apagar. Por outro lado, os serviços mais famosos de compartilhamento de fotos (como o Facebook) não possuem a leitura do EXIF, então estão de fora e, em terceiro, onde estão os smartphones nessa lista? Faz tempo que no Flickr eles são as câmeras mais utilizadas.

Ou seja, uma peneira muito (mas muito) peneirada. Em 2012 o Flickr teve 500 milhões de fotos postadas. O Instagram, em 2013, contava com 40 milhões de fotos postadas diariamente e o Facebook marcava o número de 300 milhões de fotos compartilhadas por dia. Os dados do ExploreCams podem ser até interessantes, mas ainda são um pequeno vislumbre do cenário total. Não sei como é feita a filtragem dos dados, mas no momento existe um nítido privilégio por câmeras reflex. Os iPhones da Apple aparecem nas estatísticas, mas com uma participação bem pequena.

 

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários