Carlos Cardoso 6 anos e meio atrás
Isso que você está vendo aí em cima é (ou era) um dos mais avançados helicópteros de ataque em uso na atualidade. É (ou era) um Boeing AH-64 Apache, do exército grego. Sim, a Grécia está circulando o ralo mas ainda tem grana pra bancar Apaches. Sabe-se lá se os persas resolvem se engraçar…
O dia começou bem, era um vôo de exercício na região de Rendina, a Leste de Halkidiki, como todo mundo sabe. Pelo menos dois Apaches participavam das manobras, bem próximas à costa, até que um resolveu fazer graça. O resultado foi, exceto para os envolvidos, espetacular.
A queda, que deu perda total na aeronave, foi atribuída a uma falha de motor, mas convenhamos, é o famoso “faltou freio” que todo motorista de ônibus adora usar. Percebe-se que o candidato a Ícaro não conseguiu controlar o bicho, e só.
Nesse caso os dois tripulantes se safaram sem maiores complicações. Já em outras vezes não houve tanta sorte. Em 2010 e 2008 acidentes mataram quatro tripulantes.
Infelizmente alta performance está ligada a altos riscos, como descobriu o pessoal do Top Gear da Pior Coréia, durante esta gravação com um Apache Cobra:
Fonte: Russia Today.