Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Árvore Genealógica Leica — uma obra de arte baratinha

Árvore Genealógica Leica — uma obra de arte baratinha

Que tal ser dono de uma coleção com as principais câmeras lançadas pela Leica? Essa e a oportunidade oferecida por um leilão que está vendendo uma árvore genealógica montada com câmeras da empresa.

8 anos atrás

leica_genealogia

Não vou entrar aqui na discussão sobre o que seria arte ou o que seria uma obra de arte. Nem tão pouco das diversas críticas que existem ao sistema vigente de venda e valorização de “obras de arte”. Ao contrario disso vamos falar de coisa boa, vamos falar de Leica. Para quem não está acostumado com o mundo da fotografia, ouvir o nome da empresa (que se encontra até nas lentes dos equipamentos Panasonic) pode não suscitar maiores emoções. Pode ser apenas mais uma entre tantas fábricas de câmeras fotográficas. Mas, fazendo uma analogia com o mundo da tecnologia, a Leica é a Apple da fotografia.

A empresa foi responsável pela construção de câmeras icônicas com qualidade ótica absurda, mecanismos resistentes e velocidade precisa, o que fez dela a preferida entre muitos fotojornalistas na primeira metade do século XX. Hoje, ter uma Leica é mais um posicionamento social entre fotógrafos. É igual a Apple, tecnologicamente os concorrentes oferecem soluções tão boas quanto, mas por uma fração do preço. Porém, o logotipo é importante para mostrar um patamar superior para o ego.

Bem, com essa pequena introdução já estamos prontos para falar sobre a notícia. Está  indo a leilão na Christie, em Londres uma “obra de arte” muito peculiar. Estamos falando de uma árvore genealógica montada com  câmeras Leica. A base da árvore é uma Ur-Leica de 1914 e depois a árvore se divide entre as câmeras reflex de um lado e do outro as rangefinders da série M. São 107 câmeras colocadas em uma armação de metal com 3 metros de altura por 2 metros de largura.

Segundo as informações do leilão a escultura originalmente estava na entrada da sede da empresa em Solms, Alemanha. Depois disso as câmeras foram retiradas e a armação de metal foi levada para o Museu Leica. Posteriormente foi adquirido pelos donos da loja  Leica Manchester que repovoaram a armação com câmeras. Historicamente falando, todas as principais câmeras produzidas pela empresa ao longo de 100 anos estão neste mostruário. Uma bela chance para você que quer adquirir uma coleção completa de câmeras Leica.

leica-family-tree-

O leilão vai finalizar no dia 14 de setembro e os organizadores esperam que o valor fique entre US$ 456.400 e US$ 586.800. Sinceramente, acho que o valor vai passar essa marca.

Fonte: Petapixel.

relacionados


Comentários