Carlos Cardoso 7 anos atrás
Fazer jailbreak em iPhones tem várias utilidades. No Brasil a principal é piratear apps de US$ 0,99; mas no geral justificam como uma forma de adicionar funções inexistentes no aparelho.
Ou seja: você compra um equipamento que não te atende e faz um monte de gambiarras pra ele se adequar. É como comprar um Porsche e instalar esteiras pois você quer um trator.
A Apple vive sugerindo que jailbreak é ilegal. Não é nem deveria ser, todo mundo tem o sagrado direito de fazer o que quiser com seus gadgets caros, inclusive ser idiota. Ou muito idiota, como os desesperados que baixaram o jailbreak para o iOS 9.3.3 desenvolvido pelo grupo chinês de hackers Pangu.
Alertas soaram na sua mente para chinês? Pois é. O jailbreak foi distribuído em um site chinês de uma tal 25PP e uma penca de gente baixou, afinal huehue somos espertos, fuck Apple, né?
Agora o Reddit está cheio de histórias de usuários que tiveram acessadas suas contas de Facebook, PayPal, cartões de crédito, Apple ID, etc. IPs da China e da Índia estão fazendo transferências e compras. Alguém está fazendo a festa com o dinheiro dos espertões.
Todas as indicações são que o pessoal do Pangu está limpo, eles são muito bem-vistos pela comunidade, já o tal 25PP, nem tanto. E para provar que nem levando na cabeça as pessoas aprendem, há gente dizendo que não percebeu nada nos seus sistemas então vão continuar com o jailbreak instalado. Boa sorte então.
O exploit está afetando tanto sistemas OSX quanto Windows e com sorte servirá para que as pessoas pensem duas vezes antes de ceder controle total de seus sistemas a aplicativos anônimaos de origem desconhecida.
Se você for afetado, leve seu iPhone para uma loja da Apple e conte a história para o cara do Genius Bar, eles merecem dar umas boas risadas.
Fonte: 9 to 5 Mac.
Leia também: