Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook leva os Instant Articles ao Messenger

Facebook leva os Instant Articles ao Messenger

Introdução dos artigos instantâneos do Facebook no Messenger reforça estratégia de impedir que os usuários saiam de seus apps para consumirem conteúdo

8 anos atrás

facebook-instant-articles

O Facebook reforça sua estratégia de estimular seus usuários a permanecerem em seus apps enquanto consomem conteúdo externo: os Instant Articles agora são parte integrante do Messenger, dispensando uso de navegadores na hora de acessar postagens de sites e blogs.

A ideia dos artigos instantâneos é simples: prover uma plataforma dedicada a veículos de mídia que compartilham seus conteúdos na rede social. O Facebook oferece ferramentas de personalização de modo que cada postagem tenha uma identidade visual própria, ao mesmo tempo que passe a carregar muito mais rapidamente nos dispositivos móveis. Em média uma postagem do tipo abre 10 vezes mais rápido e consome menos banda que um link normal, o que é uma mão na roda.

Só que o Facebook não faz nada de graça: os Instant Articles são uma maneira de evitar que o usuário saia da rede social para consumir conteúdo, algo que Mark Zuckerberg abomina. Não é de hoje que estratégias para barrar concorrentes e reforçar o muro de seu jardim particular são postas em prática: o Telegram e o Tsu já foram barrados; vídeos do Facebook possuem prioridade nos feeds sobre conteúdo semelhante do YouTube e outros; o Live é um concorrente direto do Periscope; e por fim o Go Live está sendo planejado de modo a bater de frente com o Twitch.

facebook-instant-articles-android

Logo, estender os Instant Articles ao Messenger é um movimento natural. Como os usuários possuem o costume de compartilhar links com seus contatos, a partir de agora (a princípio apenas no Android, a versão para iOS será atualizada nas próximas semanas) o algoritmo identificará se a fonte é de um parceiro do Facebook inscrito no programa e se tal postagem possui uma versão instantânea (é decisão do canal aplicar o recurso a todos ou só a alguns posts, preferencialmente os mais propensos a bombar), esta será a compartilhada. Tais links serão identificados com o ícone do raio da plataforma sobre a imagem de destaque.

O Facebook espera com isso incentivar os sites parceiros a investirem no formato, já que consumir seu conteúdo em dispositivos móveis com economia de banda e maior velocidade de carregamento é algo muito atraente, e o compartilhamento via Messenger é mais orgânico do que a bagunça que o feed de notícias virou, ao priorizar postagens de amigos e parentes e obrigar as páginas a pagar para aumentar a visibilidade de seus artigos, o que é um tremendo jogo sujo.

Fonte: Facebook.

relacionados


Comentários