Meio Bit » Arquivo » Internet » Orkut está de volta com o Hello, sua nova rede social

Orkut está de volta com o Hello, sua nova rede social

Conheça o Hello, a mais nova rede social criada pelo pai do Orkut que promete chegar ao Brasil em agosto.

8 anos atrás

hello-001

Orkut. Embora essa palavra seja conhecida entre quase todos os brasileiros e muitos indianos, a antiga rede social do Google sempre foi deveras irrelevante no resto do mundo. Seu criador, o engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten só ficou conhecido por aqui, e embora sua criação tivesse uma estrutura muito boa para organização de comunicações e compartilhamento de conteúdo, o mau uso e dominação dos brasileiros foi fatal para a iniciativa. Por que manter uma rede social que só é utilizada em um único país?

Buyukkokten saiu do Google em 2014, meses antes do Orkut morrer para tentar de novo com uma nova rede social, e agora ele está de volta com seu novo "filho": o Hello.

A nova rede social possui um foco bastante diferente do Orkut e de seus atuais concorrentes, como o Facebook. Em nota oficial Büyükkökten explica que o Hello foi desenvolvido para promover “amizades profundas”, de modo a interligar pessoas e não assuntos. É algo totalmente diferente do que o Facebook faz hoje, onde você encontra novos contatos através de preferências parecidas. A proposta do Hello é focar nos usuários, sendo assim mais orgânica.

Por enquanto o Hello é uma rede social acessível via dispositivos móveis (iPhone e Android, nada de versão para tablets) neste primeiro momento apenas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia pois exige um número de celular válido para verificação. Uma vez dentro você poderá utilizar alguns recursos que já existem em outras redes: os Personas não são nada mais do que uma nova versão das Comunidades do Orkut ou sendo mais atual, os grupos do Facebook; no entanto elas são mais focadas em gostos específicos como “fã de baseball” e “fotografia”. Ao preencher seus Personas o Hello localiza outros usuários através de uma função de Match, similar ao Tinder mas não apenas para azaração.

Já o Folio é a linha do tempo propriamente dita, um feed de atualizações com postagens recentes de seus amigos e Personas favoritos; entretanto ele possui recursos de gamificação para manter o usuário sempre interagindo com a rede, a fim de acumular pontos, conquistar achievements e resgatar prêmios.

hello-folio

hello-gamification

Enquanto os países acima brincam com o Hello, a nova rede social do Orkut chegará ao Brasil somente em agosto; entretanto você pode pedir seu convite na página oficial enquanto aguarda. Só esperemos que desta vez ele acerte e não acabe criando outra rede que será invadida por brasileiros como sua primeira empreitada foi. Ao menos amparo financeiro ele tem, diversos investidores estão apostando no Hello e um deles é justamente o Google.

relacionados


Comentários