Ronaldo Gogoni 7 anos atrás
Grandes eventos sempre são bons palcos para o teste de novas tecnologias, e as Olimpíadas no Rio de Janeiro não são exceção. Aproveitando o evento a Visa apresentou na última semana uma traquitana interessante, um anel NFC que substitui tanto o cartão quanto o smartphone na hora de realizar pagamentos nas maquininhas tradicionais. Só que como sempre, a princípio apenas um seleto grupo poderá testar a novidade.
Como patrocinadora oficial do evento esportivo que acontecerá entre os dias 5 e 21 de agosto, a Visa oferecerá a 45 atletas participantes um novo e curioso acessório: um anel de cerâmica com um diminuto chip NFC, chamado provisoriamente de Visa Payment Ring. Ele não requer nenhum tipo de recarga para funcionar, basta que o usuário aproxime o anel de uma máquina de cartões (desde que ela esteja habilitada para reconhecer dispositivos NFC) e o próprio campo eletromagnético o alimenta. Com isso é só colocar a mão perto e pronto: a compra foi devidamente paga, sem nenhum tipo de autenticação adicional.
O microchip NFC, desenvolvido pela Gemalto utiliza o Visa Token Service, uma tecnologia própria da empresa aliada a uma conta pré-paga que o usuário recarrega online. O anel na verdade é o token de uma carteira virtual, cada operação é atrelada a um código numérico único que não expõe nenhum tipo de dado do comprador. Comprou, debitou, acabou.
A Visa pretende instalar 4 mil terminais em postos de venda no Rio de Janeiro compatíveis com NFC, o que será necessário para os atletas testarem o anel mas também beneficiará o usuário padrão que deseja utilizar seu smartphone para pagar suas contas. Embora a grande maioria das máquinas no Brasil já seja compatível pouca gente sabe que o recurso está ativo, por pura falta de divulgação. Em outros casos, como o Lio falta regulamentação.
Sobre o anel em si, como se trata de um protótipo é possível que os testes nem resultem em um produto final, e a tecnologia acabe incorporada em outras soluções da Visa. Mas a ideia de Um Anel Para a Todos os Pagamentos Realizar é muito atraente, dada a praticidade.
Fonte: Business Wire.