Meio Bit » Arquivo » Internet » Protesto Mega Não ganha as ruas de São Paulo. Quem vigia os vigilantes?

Protesto Mega Não ganha as ruas de São Paulo. Quem vigia os vigilantes?

15 anos atrás

Não sei se você percebeu, mas a liberdade de expressão na Internet está sendo ameaçada ao redor do mundo por Governos e grandes corporações que procuram implantar uma censura absurda ao direito básico de nos comunicarmos. O Projeto de Lei de cibercrimes do Sen. Azeredo,  que atualmente tramita na Câmara de Deputados, transforma a Internet como nós conhecemos em uma verdadeira terra de ninguém, onde todo mundo é considerado culpado até que prove o contrário.

Aconteceu ontem na frente da Assembléia Legislativa de São Paulo um protesto público contra as emendas à lei de cibercrimes que se aprovadas como estão pelos deputados, vão servir para na prática criminalizar o uso comum da Internet. Se o texto for aprovado como está, vai acabar com as redes P2P, tirar do ar as redes abertas como as que já existem em várias comunidades, e ainda dar uma sobrevida ao nefasto DRM. Os provedores passam a ser considerados cúmplices de qualquer crimes cometidos nas suas redes, e passam a exercer o papel de fiscalizadores de tudo que os seus usuários fazem na Internet.

Não se iluda, todas as pessoas que produzem qualquer tipo conteúdo online estão sob risco, e se hoje quem tem um blog como eu está sempre com medo de sofrer algum tipo de censura, e ter seu site retirado do ar sem aviso prévio, no futuro a própria atividade de blogar pode ser considerada contra a lei.

E a coisa não para por aí, muito pelo contrário. Censurar e regular a Internet significa bloquear o acesso a informação dos cidadãos, um direito que os políticos do Brasil parecem ter orgulho em desprezar.

Participe dos protestos do Mega Não e ajude a mudar esta história.

Via Mario Amaya.

relacionados


Comentários