Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Irã, Instagram e Kim Kardashian

Irã, Instagram e Kim Kardashian

E o Irã deflaga uma grande operação para retirar do Instagram tentativas de destruir a Republica Islâmica. Nessa guerra sobrou até para Kim Kardashian.

8 anos atrás

irã_kardashian

Em tempos de efervecência política é interessante notar como existem lugares onde a liberdade de expressão realmente não existe e os direitos individuais são muito relativos. Veja o caso do Irã. No domingo passado, 8 modelos foram presas por postarem fotos no Instagram sem lenços na cabeça. Para quem não sabe, desde 1979 as mulheres são obrigadas por lei a utilizarem lenços na cabeça em locais públicos. Um dos incômodos de se misturar religião com administração pública.

As prisões, que foram anunciadas ao vivo na rede de televisão estatal, faz parte de uma ofensiva ainda maior que está acontecendo contra agentes "anti-islã" no Instagram. Ao total, foram identificadas 170 pessoas: 59 fotógrafos, 58 modelos e 51 gerentes de salão de beleza e designers de moda. As prisões foram anunciadas pelo Promotor do Tribunal de Cibercrimes de Teerã. Javad Babaei, procurador do tribunal, disse durante o programa de televisão que eles estão lutando contra as "ameaças a moralidade é a fundação da família" que existem nos meios de comunicação social.

irã_kardashian2

O tribunal afirma que 20% dos posts de Instagram no país são oriundos de agências de modelos e que eles são culpados de "fazer a difusão da cultura e da promiscuidade imoral e anti-islâmica". Na mesma ocasião, Mostafa Alizadeh, porta-voz do centro iraniano que acompanha e combate crimes cibernéticos afirmou que o objetivo deles é a esterilização de ciberespaços populares. Nesta primeira fase da operação, 29 pessoas foram avisadas que suas condutas eram alvo de investigação criminal. Quem "rever" suas atitudes vai escapar das punições.

Agora a cereja do bolo. Segundo a Unidade de Crimes do Ciberespaço, Kim Kardashian é uma agente contratada pelo Instagram e faz parte de uma manobra para corromper o estilo de vida da república islâmica tendo como alvo os jovens e as mulheres. E qual a arma de Kardashian para destruir o Islã?  Fotos provocantes que descrevem um estilo de vida em desacordo com o Islã.

irã_kardashian3

No fundo do meu coração, eu queria participar das reuniões destes órgãos que discutem essas estratégias. Em 2013 houve uma operação muito parecida tendo o Facebook como alvo. Até agora ninguém da rede do Zuckerberg comentou o assunto. mas acho que a melhor estratégia é ficar em silêncio mesmo.

Fontes: Petapixel, BBC News, People

relacionados


Comentários