Carlos Cardoso 7 anos atrás
Todo mundo já cansou de ver em filmes policiais em atividade de vigilância, em geral param uma van suspeitíssima em frente à casa do suspeito e ficam o dia inteiro sem ir ao banheiro ou sair da van mas com copos de café misteriosamente quentes, que eles não podem encostar pois se tocar no café ou nas rosquinhas o suspeito vai fazer algo e eles terão que ir atrás dele.
Esse tipo de vigilância existe, é a chamada “viatura não-caracterizada”: dependendo do lugar é proibido, mas a polícia sempre dá um jeito.
Um tipo comum de carro policial disfarçado são os que levam radares móveis para flagrar rachadores. Os motoristas não gostam, claro. Acham que é injusto a polícia se camuflar para flagrar gente violando a Lei.
Como fora dos filmes carros parados levantam suspeitas, e com câmeras mais ainda, a polícia da Filadélfia teve uma excelente sacada: colocaram um carro com conjunto de câmera e radar, na beira de uma estrada, mas para disfarçar o transformaram em… carro do Google.
Teeeecnicamente parece que eles não podem se disfarçar de empresas reais, então induzir os cidadãos a achar que é um carro do Google seria ilegal. Demorou mas o departamento de polícia admitiu que o carro era deles e já disseram que a iniciativa do adesivo foi dos próprios policiais, não uma ordem dos superiores.
Fonte: Motherboard.