Gilson Lorenti 7 anos atrás
Quando comecei na fotografia, na metade dos anos 90, todo fotógrafo mais experiente indicava a compra de uma 50 mm. Existiam vários motivos para isso. Lente prática. luminosa, com ótima qualidade de imagem (geralmente) e um preço camarada. Acho que essa grande admiração pela 50 mm surgiu nas décadas anteriores, onde ela era a lente básica que acompanhava as câmeras mecânicas. As câmeras evoluíram e as lentes básicas do kit pioraram. Coisas do capitalismo.
Ainda hoje, no mundo da tecnologia digital, os fotógrafos experientes continuam repetindo o mantra da compra da 50 mm para os iniciantes. Para câmeras full frame essa continua sendo uma verdade. Mas, se você possui uma reflex cropada o mais indicado seria uma 35 mm. Mas, deixando as preferências de lado, a notícia aqui é que finalmente a Yongnuo lançou uma versão de sua lente 50 mm para Nikon.
A lente, que estava disponível apenas para Canon, chega ao mercado com a promessa de ser uma alternativa viável para quem não quer gastar muito. Comparativos entre a lente da Yongnuo e sua contrapartida da Canon mostraram que a lente chinesa possui menor qualidade de imagem. mas não faz feio também na hora de fotografar.
A YN 50 mm f/1,8 é compatível com câmeras full frame e cropadas, possui suporte para arquivo exif, foco automático, terminais de metal banhados a ouro, distância mínima de foco de 0,45 m; diâmetro de filtro em 58 mm e pesa apenas 200 gramas. Olhando para ela até pensamos em uma lente de brinquedo. A Yongnuo aponta, em sua propaganda, que ela é uma ótima lente para retratos e para quase todas as situações do dia a dia, principalmente em situações de baixa iluminação.
O brinquedo já apareceu para venda no e-Bay e o preço médio pedido por ela é de US$ 82,00. Para fazermos uma pequena comparação, a versão 50 mm f/1,8 G (compatível com todas as câmera Nikon) está custando US$ 212,00. Pode ser uma boa pedida para quem está começando.