Meio Bit » Arquivo » Mobile » Da Série Estranhas Parcerias: Apple agora é amiga da SAP

Da Série Estranhas Parcerias: Apple agora é amiga da SAP

Dizem que a necessidade faz estranhos parceiros de cama. No mundo corporativo não é diferente, e pra provar isso a SAP, que não tem nada de consumidor final, firmou uma parceria de desenvolvimento de aplicativos iOS com a Apple, não exatamente a mais corporativa das empresas.

8 anos atrás

Apple_Watch_InUse_notification

Nos primórdios, quando o Photoshop era em preto-e-branco (não é zoeira pode pesquisar) havia a noção de que “Apple é bom pra gráficos”, em comparação com os PCs, cuja interface ainda engatinhava, e não havia programas profissionais. Isso deixou de ser verdade muito rápido, mas a lenda se manteve. Ainda hoje é possível ver gente repetindo essa bobagem.

O que nunca foi bobagem é que o PC é melhor no mundo corporativo. Mesmo nos EUA onde a diferença de preços é bem menor, faz mais sentido usar PCs, o custo de manutenção é muito menor e empresas como Dell tinha uma escala que a Apple só recentemente conseguiu atingir.

Aí veio o mundo mobile, as pessoas passaram a comprar notebooks e tudo virou de cabeça pra baixo. Não. Um monte de gente começou a perguntar como pode ter processamento a rodo em um celular ou tablet, mas pra usar o software de vendas feito para PCs rodando Windows 3.11 tem que usar um laptop.

Tim Cook, CEO da Apple e Bill McDermott, CEO da SAP curtindo o sol de Cupertino.

Tim Cook, CEO da Apple e Bill McDermott, CEO da SAP curtindo o sol de Cupertino.

Mesmo as interfaces Web não são suficientes, empresas como a IBM começaram a investir ativamente em mobile, não como modinha mas como benefício para seus usuários B2B. A mais nova nessa tendência é a SAP, que já tinha muita coisa rodando em mobile mas agora fechou um acordo com a Apple para desenvolver um SDK inteiro para criação de aplicativos SAP HANA em iOS. Eles vão acessar dados na SAP HANA Cloud Platform, rodando nativos em iPhones, iPads, Macs, Apple Watches e até na Apple TV.

Isso pode não ser importante para nós, consumidores finais, mas para quem trabalha com esses aplicativos, e boa parte do mundo usa SAP, Salesforce e similares, há muito benefício em soluções nativas, vencer a inércia corporativa não é fácil, vide empresas que até hoje rodam aplicativos Clipper em máquinas DOS emuladas.

Fonte: SAP.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários